Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Hortaliças orgânicas, uma realidade no Campus

Projeto proporciona o cultivo de hortaliças orgânicas

O Campus tem em desenvolvimento um projeto de cultivo de hortaliças orgânicas através do servidor Valdir Schafer e dos bolsistas Vagner Schineider Pinto Abê (acadêmico do curso de Zootecnia) e Patrick Silva Schafer (acadêmico do curso de Agronomia). Os resultados estão sendo tão positivos que foram apresentados pelos bolsistas, através de um álbum seriado, aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert, parceira do Campus no desenvolvimento do projeto. A apresentação aconteceu em 19 de outubro.

O projeto foi iniciado em ambiente protegido, com as culturas de couve-folha, almeirão, chicória, e alface que já estão no ponto de colheita com um ótimo resultado de produção. As hortaliças foram distribuídas aos alunos da escola parceira para incentivar o hábito de consumo. O Instituto Educar de Pontão fez a doação de sementes orgânicas e informações de como produzi-las.

A continuidade do projeto será com o transplante de mudas orgânicas de pepino, acelga e alface.

Durante o projeto, a professora Maria Helena Lenzi da Escola Engenheiro Luiz Englert, fez uma visita para conhecer o trabalho, pois também desenvolve projeto de práticas agrícolas e meio ambiente em sua escola, visando oferecer aos alunos conhecimentos específicos pertinentes ao seu meio rural, incluindo também o resgate de práticas que valorizam o ser humano e o desenvolvimento sustentável do espaço ambiental como exercício da cidadania.

De acordo com o coordenador do projeto, o servidor Valdir Schafer, os bons resultados obtidos são graças ao interesse dos bolsistas em buscar informações, em sua dedicação na elaboração de métodos de adubos e caldas orgânicas, fazendo o manejo desde a semeadura até a colheita.

"Ficamos contentes com o resultado apresentado do projeto, pois se fala muito em cultivo orgânico, mas muitas vezes ficando só na teoria. O projeto só da certo no momento em que nós nos conscientizarmos que consumir produtos sem agrotóxicos é mais saudável. Temos que deixar de comer com os olhos. Nem sempre o mais bonito é o melhor. Talvez um produto orgânico não faz tão bem aos olhos, mas em relação a saúde nem se compara com o convencional. São dois métodos de cultivo orgânico (sem agrotóxico) e convencional (com agrotóxico), cabe a cada um optar pela maneira que os convêm", destaca Schafer.

 

Galeria

Projeto proporciona o cultivo de hortaliças orgânicas Projeto proporciona o cultivo de hortaliças orgânicas

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003