Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus realiza primeiro evento na área da pesquisa

Professor Getúlio Jorge Stefanello Junior, Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus

A I Mostra Científica, Tecnológica e Inovação do Campus Sertão, realizada no dia 6 de dezembro, ficará marcada na Instituição como o primeiro evento dedicado à pesquisa.

A Mostra teve o objetivo de reunir a comunidade escolar e acadêmica em prol da pesquisa, a fim de despertar a vocação científica e tecnológica com foco na inovação, bem como estimular a produção científica e tecnológica, como resultado dos projetos de pesquisa e inovação do Campus Sertão e demais campi convidados do IFRS.

O evento teve início com o pronunciamento do Diretor-Geral Pro tempore Odirce Teixeira Antunes e do Coordenador de Pesquisa Getúlio Jorge Stefanello Junior, os quais destacaram a importância da pesquisa para o desenvolvimento da sociedade.

Pela manhã, os participantes acompanharam palestras sobre pesquisa e propriedade intelectual. A primeira palestra da manhã foi com o professor Edson Campanhola Bortoluzzi sobre a importância da pesquisa científica/tecnológica para a sociedade.

Edson é professor da Universidade de Passo Fundo, possui Mestrado em Biodinâmica de Solo pela UFSM e doutorado na França.

"A pesquisa sempre deve ser pelo bem da sociedade e nunca pelo bem pessoal", destacou. Bortoluzzi relembrou a história da pesquisa e definiu ciência como a procura da verdade e tecnologia como um conjunto de saberes de um domínio específico. "Ciência é tentativa, experimentação. Você não constrói ciência sem ser curioso e experimentar", indicou.

A propriedade intelectual foi o tema da segunda palestra, ministrada pela professora doutora Sandra Patussi Brammer, pesquisadora da Embrapa Trigo. Em sua explanação, Sandra reforçou o porquê de proteger o conhecimento, citando as principais leis que regem a propriedade intelectual.

Ela destaca a criação do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), em 1970, como um marco para a pesquisa no país. "O Brasil é um dos países que mais respeitam os acordos de propriedade intelectual e tem trabalhos de pesquisa muito bons, o que falta é investimento financeiro em pesquisa", comentou.

À tarde a programação da Mostra foi a apresentação oral de trabalhos no auditório e de banners no ginásio de esportes.

Galeria

Diretor-Geral  Pro tempore Odirce Teixeira Antunes A primeira palestra da manhã foi com o professor Edson Campanhola Bortoluzzi sobre a importância da pesquisa científica/tecnológica para a sociedade A propriedade intelectual foi o tema da segunda palestra, ministrada pela professora doutora Sandra Patussi Brammer, pesquisadora da Embrapa Trigo Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Apresentação oral de trabalhos Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres Exposição de posteres

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003