Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Acadêmicos do Campus participam do Projeto Rondon da UDESC em Santa Catarina

Acadêmicos do Campus que participaram do projeto

De 9 a 17 de dezembro onze acadêmicos dos cursos superiores do Campus Sertão participaram do Projeto Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), operação "Caminho dos Tropeiros". O projeto foi desenvolvido no Meio-Oeste catarinense. As cidades que receberam os núcleos foram apontadas pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs): Caçador, Joaçaba, Videira, Bom Retiro, Urubici, São Joaquim, Urupema, Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Bocaina do Sul, Palmeira, Otacílio Costa, Ponte Alta, Correia Pinto, São José do Cerrito, Anita Garibaldi, Capão Alto e Lages.

Representam o Campus os acadêmicos: Joyce Ribeiro A. Passos (Tecnologia em Agronegócio); Mariana A. Veras (Tecnologia em Gestão Ambiental); Hellen Vieira (Tecnologia em Gestão Ambiental); Junior Ferro (Tecnologia em Agronegócio); Alcheres Engeroff (Agronomia); Silvia Streit (Agronomia); Franciele Frank (Tecnologia em Gestão Ambiental); Heitor de Lima Saballo (Tecnologia em Gestão Ambiental); Augusto José Posser (Agronomia); e Vagner Pinto (Zootecnia).

Os professores Luiz Felipe Martins e Maria Medianeira Possebon acompanharam os acadêmicos durante a viagem. O grupo promoveu ações em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A operação "Caminho dos Tropeiros" atuou com a promoção de atividades nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho, tecnologia e produção. Além de 160 alunos da UDESC, a operação teve a participação de outros 65 acadêmicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, do Instituto Federal de Santa Catarina, da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e da Faculdade Projeção. As ações foram voltadas às demandas da região, abordando temas como o cooperativismo e educação e sexualidade, lideranças, formação de professores, crianças, adultos de todos os segmentos das comunidades participam das ações.

De acordo com a professora que coordenou a participação do Campus no projeto, Maria Medianeira Possebon, o grupo do Campus se dividiu entre os municípios de Anita Garibaldi, Otacílio Costa, Correia Pinto, Capão Alto, Palmeira e São José do Cerrito. "Nosso objetivo principal ao participar do projeto foi dar visibilidade ao Campus Sertão e proporcionar aos alunos o contato com os desafios da vida profissional, com os problemas reais que irão enfrentar no mercado de trabalho, além de estimular o voluntariado e a troca de experiências. Acima de tudo, o Projeto Rondon deu uma lição de cidadania a estes jovens", comentou. Ainda, segundo Medianeira, a participação no Projeto Rondon da UDESC capacitou o Campus Sertão a desenvolver ações de extensão semelhantes na região.

O acadêmico do curso de Agronomia do Campus Sertão, Tiago Lodi, destaca que o relacionamento pessoal, a troca de experiências e o despertar para a questão social foram as principais lições do projeto. Tiago participou das ações do projeto no município de Anita Garibaldi e fez trabalhos com alunos da APAE e com agricultores do município. Junto aos demais integrantes do grupo, promoveu atividades de reciclagem, agroindústria e produção orgânica, conservação das águas e outras oficinas coordenadas por colegas. "É muito gratificante poder ajudar as pessoas em suas necessidades", ressalta.

A professora Maria Medianeira Possebon esteve no município de Otacílio Costa junto a outros acadêmicos do Campus, onde desenvolveu oficinas com servidores da Prefeitura Municipal sobre trabalho em equipe, ações de conscientização junto a Secretaria do Meio Ambiente e atividades no Lar de Menores.

Para o acadêmico do curso de Zootecnia Wagner Pinto, a experiência foi de bastante aprendizado. "Com certeza a gente aprendeu mais do que ensinou, mesmo nas oficinas que não tinham nossa coordenação", disse. O acadêmico, além de auxiliar no desenvolvimento das atividades do grupo no município de Capão Alto, também coordenou uma oficina sobre produção de hortaliças orgânicas e de silagem para gado de leite.

 

O projeto

O Projeto Rondon da UDESC segue o modelo do projeto homônimo do Ministério da Defesa, criado em 1967 com o intuito de promover a integração social e envolver a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O objetivo é formar multiplicadores - servidores públicos, lideranças comunitárias e sociedade civil - para atuar de forma multidisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura, direitos humanos e justiça, comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho.

Normalmente os rondonistas se utilizam de palestras, oficinas, workshops ou outras formas de exposição para realizar a troca de conhecimento.

 

Galeria

Acadêmicos junto a outros participantes do projeto Programação incluiu o desenvolvimento de palestras, oficinas e workshops Acadêmicos do Campus

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003