Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto "Cineclube Ágora" inicia com a exibição do curta-metragem "Un Bacio su Cristo, il Santo su Pozzo"

Projeto "Cineclube Ágora" terá início com a exibição do curta-metragem "Un Bacio su Cristo, il Santo su Pozzo"

O projeto Cineclube Agora terá início no Câmpus nesta quinta-feira, dia 8 de março, às 16 horas, no auditório. A primeira exibição será a do curta-metragem "Un Bacio su Cristo, il Santo su Pozzo", uma adaptação do título "Um Beijo no Cristo, o Santo no Poço", com duração de 12 min e 30 seg.

Trata-se de um projeto de extensão de professores, técnicos administrativos e acadêmicos do IFRS-Câmpus Sertão. A finalidade do projeto é o encontro, o dialógico e o debate em torno do eixo Cinema, Educação e Direitos Humanos.

 

Sinopse

O documentário retrata a história da família de Enrica Pasianot, nascida no dia 11 do 11 de 1911 na pequena cidade de Tiezzo di Azzano Decimo, região de Udine, norte da Itália. Enrica vivenciou os horrores da 1ª Guerra Mundial, na qual seu pai fora soldado. Presenciou a ascensão de Mussolini em uma Itália violentamente fascista e o sofrimento do povo convivendo o dia-a-dia com a miséria e desesperança paralela ao efervescente processo de industrialização da Europa que levava inúmeros emigrantes desde o final dos "800", fechados a uma cultura agrária, abandonarem sua pátria em busca de uma vida melhor.

No final de 1914, o pai de Enrica - Sante Pasianot exausto de tantas mortes foge da Itália para a Argentina. A 1ª Grande Guerra toma fim, assim sendo Sante retorna com os companheiros para a Itália que estava em seu delírio fascista, entre tantas atitudes violentas deste regime, se desencadeia a captura e morte dos soldados desertores de guerra.

A situação fica insustentável e é assim que Sante Pasianot volta para a América Latina e acaba construindo uma história no Brasil. Algum tempo depois Enrica junto à mãe e irmãos, partem rumo ao Brasil a pedido do pai. Moraram em Cotiporã e atualmente Enrica reside em Bento Gonçalves no auge dos seus 100 anos de vida. É um percurso repleto de suspenses, aventuras e esperanças atreladas ao sonho de uma vida mais digna, em um Novo Mundo.

 

Ficha técnica:

Direção de Imagem & Fotografia: Fernando Menegatti;

Direção de Produção: Maísa Marson

Direção de Arte: Rogério Rodrigues;

Assistência de Direção: Andressa De - Ré;

Pesquisa & História: Bárbara Macagnan Lopes

Preparação de Elenco: Márcia Carraro;

Tradução & Adaptação de Texto: Ângela Taffarel.

 

Blog do Cine Clube Ágora - http://cineclube-agora.blogspot.com/

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003