Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Pronatec possibilita o oferecimento de cursos técnicos gratuitos aos estudantes dos municípios da 7ª e 15ª coordenadorias regionais de educação

Através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Governo Federal (PRONATEC), o IFRS - Câmpus Sertão oferecerá cursos técnicos gratuitos aos alunos do ensino médio de escolas estaduais da região.

São três cursos disponíveis: Técnico em Comércio, Técnico em Agropecuária e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, com 70 vagas em cada curso. Os cursos são direcionados aos alunos da 2ª e 3ª série das escolas estaduais de ensino médio e funcionam na modalidade de concomitância externa, onde os alunos têm aulas no Câmpus em turno inverso ao do ensino médio.

O período de inscrição se estende até 27 de março na escola de ensino médio onde estuda. No dia 31 de março, as coordenadorias regionais de educação farão o sorteio para preenchimento das vagas se houver maior número de inscritos que de vagas.

No mês de abril serão feitas as pré-matrículas e as matrículas. As aulas iniciam no dia 7 de maio. A carga horária do curso Técnico em Agropecuária é de 1400 horas com funcionamento no turno da tarde e cinco aulas por semana. O curso Técnico em Comércio tem carga horária de 860 horas e funcionará no turno da tarde, com aulas duas vezes por semana. Já o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática funcionará à noite, contando com quatro noites de aula e carga horária de 1280 horas. A duração dos três cursos é de cinco semestres.

Para a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, são destinadas 30 vagas para o município de Passo Fundo, 24 vagas para Coxilha, 30 vagas para Sertão, 21 vagas para Tapejara, 9 vagas para Vila Lângaro e 6 vagas para Ibiaçá. Já as vagas para a 15ª Coordenadoria Regional de Educação foram distribuídas entre os municípios de Getúlio Vargas (30), Ipiranga do Sul (15), Estação (15), Charrua (15) e Erebango (15). O número total de vagas para cada município é dividido em partes iguais entre os três cursos oferecidos.

Os municípios oferecerão transporte gratuito aos alunos selecionados e o Câmpus disponibilizará de alimentação quando houver necessidade em razão do horário de funcionamento dos cursos.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003