Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Diretor do Câmpus busca recursos nos ministérios em Brasília para implementação de novos projetos

No início do mês, o diretor do Câmpus Sertão, Lenir Antonio Hannecker, esteve em Brasília visitando diversos ministérios em busca de recursos extra-orçamentários para implementação de projetos no Câmpus, dentre os quais a construção da unidade urbana, do novo centro administrativo e biblioteca.

Bastante esperada pela comunidade regional, a construção da unidade urbana do Câmpus teve seu projeto alterado em função de adequações às especificidades do terreno doado pela Prefeitura Municipal e está orçado em cerca de R$ 5,213 milhões, sendo 3.477,45 m² de área construída. Já o projeto das instalações do novo Centro Administrativo e Biblioteca do Câmpus prevê um investimento de R$ 1,167 milhões. O prédio terá cerca de 800 m² divididos em dois pisos: no primeiro será instalada a biblioteca e no segundo o centro administrativo. A localização da obra será próxima ao pórtico de entrada do Câmpus. Com a ampliação do número de cursos e de vagas, a falta de salas e a necessidade de um espaço maior para a biblioteca torna esta uma das obras mais urgentes para o Câmpus.

Também foram protocolados os projetos para aquisição de equipamentos e material didático para cursos de Informática no Câmpus Sertão, para implementação da "Central de Experimentação e Estudos Analíticos do IFRS - Câmpus Sertão" e do projeto de "Consciência Corporal no Câmpus Sertão" (academia para alunos e servidores), para instalação de laboratórios de Informática para os cursos, para a implantação do laboratório de solos, do laboratório de operações unitárias e do laboratório de idiomas, e para a reforma e adaptação do prédio onde será instalado o Centro de Memória.

De acordo com o diretor, o objetivo da viagem foi, principalmente, conhecer a nova estrutura do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, com a posse do novo Ministro e a mudança do secretário e buscar recursos extra-orçamentários para a implementação de novos projetos e a aquisição de equipamentos e materiais.

Os projetos protocolados foram construídos pela comunidade escolar de acordo com as necessidades constatadas a partir do crescimento do Câmpus. "Todos os projetos têm a finalidade de melhorar a qualidade da formação dos alunos através de recursos técnicos, de laboratórios e de equipamentos que influenciam diretamente no ensino e no desenvolvimento das competências profissionais em relação ao ensino, a pesquisa e a extensão, já que a qualidade da formação passa por isso também", comenta o diretor.

Na capital brasileira, Hannecker esteve nas diretorias de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de Políticas da Educação, de Educação Básica, nos setores de programas de Assistência Estudantil, na área da inclusão social e dos programas nacionais de Educação do Campo (PRONACAMPO) e de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no Ministério da Educação.

No Ministério da Ciência e Tecnologia, Hannecker teve audiência na secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social.

Além de protocolar os projetos, o diretor destaca que foi importante conhecer os trâmites para novos encaminhamentos. "Esta visita abriu espaço para o envio de novos projetos e possibilitou apresentar o Câmpus, suas potencialidades e necessidades, para que os Ministérios reconheçam nossa importância no desenvolvimento regional", evidencia.

Os projetos seguem o trâmite normal dos encaminhamentos aos ministérios e devem passar por análises técnicas.

 

Obras em andamento

Hannecker lembra que alguns projetos já em andamento no Câmpus estão em fase de conclusão, como o caso do Centro de Equoterapia e do projeto Segundo Tempo. A estrutura do Centro de Equoterapia está sendo finalizada. Os cavalos também já foram doados pela Cabanha Butiá. O Câmpus está fazendo os últimos ajustes entre as APAEs da região parceiras e os municípios, os quais disponibilizarão profissionais para atuarem no projeto. A inauguração e o início das atividades estão previstos para o mês de junho.

No dia 28 de maio também iniciam as aulas dos cursos técnicos oferecidos através do PRONATEC. Serão seis turmas divididas entre os cursos Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Agropecuária e Técnico em Comércio. O programa é destinado a alunos das escolas estaduais de ensino médio da 15ª Coordenadoria Regional de Educação de Erechim e da 7ª Coordenadoria Regional de Passo Fundo. As aulas no Câmpus serão ministradas no turno inverso ao da educação básica.

Nos próximos 60 dias, outra obra que será concluída é a do projeto Segundo Tempo. O ginásio de esportes do Câmpus está passando por uma reforma e ampliação, com a construção de novas salas, de arquibancadas, e a restauração da quadra esportiva.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003