Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Sertão promove Iº Seminário Regional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

O Câmpus Sertão promove nos dias 31 de maio e 1º de junho o I Seminário Regional de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. O evento acontecerá nos turnos da manhã e da tarde, no auditório do Câmpus.

As inscrições são gratuitas para todos os participantes, devendo ser feitas pela internet, clicando AQUI ou diretamente no Câmpus, na abertura do evento.

Palestras, feira de experiências, mostra, troca de sementes crioulas e reflexões sobre a realidade atual e os resultados positivos em termos de experiências em Agroecologia integram a programação do evento.

O objetivo do Seminário é atualizar os participantes sobre a questão da Agroecologia e do Desenvolvimento Rural Sustentável, bem como fortalecer uma rede de atuação entre agricultores, pesquisadores, extensionistas e estudantes e, finalmente, dar visibilidade ao tema.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do evento, Welington Zanini, "a discussão sobre Agroecologia vem se intensificando desde os primeiros sinais da insustentabilidade do modelo de desenvolvimento Agrícola baseado na modernização da agricultura". A ideia de um Desenvolvimento Sustentável, abriu espaço para uma nova proposição: a Agroecologia focada na sustentabilidade do agroecossistema.

Na região norte do Rio Grande do sul, diversas organizações trabalham na perspectiva da transição agroecológica, um caminho racional que visa paulatina e sustentavelmente deixar a agricultura moderna e avançar para uma proposta fundada tecnicamente nas agriculturas de base ecológica.

"A formação na maioria das Universidades e Escolas Técnicas do Rio Grande do Sul, não tem conseguido responder aos desafios de uma sociedade mais sustentável. Além do ensino, apesar das estruturas existentes, há muita limitação em pesquisa e entrosamento entre os grupos que atuam em torno da Agroecologia", reforça.

 

Programação

31/05, quinta-feira

8 horas: inscrições

8h30min: abertura

9 horas: palestra "Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável" com o professor Clayton Hillig, da UFSM

10h15min: intervalo

10h30min: apresentação do trabalho desenvolvido pelas organizações de base e apoio: Cetap, Capa, Via Campesina, Fetraf-Sul da Agricultura Familiar

13h30min: apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelas instituições UFFS, IFRS (Sertão e Erechim), EMATER e EMBRAPA, UERGS, URI

14h30min: intervalo

15 horas: relato de experiências significativas sobre agroecologia feita por agricultores: agroflorestas, leite orgânico, laranja orgânica, frango caipira, fitoterápicos, arroz orgânico.

17 horas: feira de experiências, onde as experiências em Agroecologia estarão a disposição dos participantes. Mostra e troca de sementes crioulas, trazidas pelos participantes.

20 horas: confraternização

 

1º/06, sexta-feira

8h30min: palestra "Políticas para o Desenvolvimento Rural Sustentável", com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan

10h30min: intervalo

10h45min: palestra "Agroecologia e ATER pública", com Gervásio Paulus da Emater/RS

13h30min: palestras "A certificação de produtos orgânicos" com o Engº Agr. José Cléber Dias de Souza, do MAPA- CPOrg-RS e "Consumo de Alimentos orgânicos como forma da conservação da biodiversidade e dos saberes - Plantas alimentícias não-convencionais" com a Profª Ingrid B. Inchausti de Barros da UFRGS

15 horas: palestra "Pesquisa e extensão: dificuldades e avanços" e avaliação do evento pela Comissão Organizadora

17 horas: encerramento

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003