Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Palestra sobre aplicação aérea de agrotóxicos é oferecida aos alunos dos cursos técnicos e aos acadêmicos dos cursos superiores do Câmpus

A palestra foi ministrada pela equipe técnica da Aerodinâmica

No dia 22 de junho o setor de ensino em mecanização agrícola, através do professor David Peres da Rosa e dos bolsistas acadêmicos em Agronomia Cláudio dos Santos e Lucas Pagnussat, organizou uma palestra sobre a aplicação aérea de agrotóxicos, que teve o apoio da Aerodinâmica de Erechim. O evento teve a finalidade de informar os alunos do Câmpus sobre como é realizada uma aplicação aérea de agrotóxicos, bem como, suas vantagens, desvantagens, custos e outros parâmetros que afetam a pulverização.

Acompanharam o evento 40 alunos do curso Técnico em Agropecuária e dos cursos superiores em Agronomia e Tecnologia em Agronegócio. Um dos pré-requisitos para participar do evento foi ter ou estar realizando alguma disciplina da área de mecanização agrícola.

A palestra foi ministrada pela equipe técnica da Aerodinâmica, formada pelo proprietário e piloto agrícola Mario Augusto, pelos pilotos Giovani Roegheri e Gianni Bozetto, e pelos Engenheiros Agrônomos e responsáveis técnicos Vilson e Luciano Remor.

De acordo com o professor Davi Peres da Rosa o uso de agrotóxicos no Brasil está cada vez maior. "Assim, seu uso adequado é imprescindível para minimizar o seu impacto ao meio ambiente, e a aplicação aérea pode vir a minimizar tais efeitos", comentou.

No início da palestra o piloto e produtor rural Gianni Bozetto falou sobre o avião, seus mecanismos, tipos de bicos, velocidade de trabalho, largura de trabalho e como funciona a aplicação. O proprietário Mario Augusto auxiliou na palestra, trazendo informações e partilhando sua experiência de mais 20 anos de profissão.

Os palestrantes trouxeram bicos atomizadores empregados no avião e demonstraram através de vídeos como funciona aplicação.

Num segundo momento o Engenheiro Agrônomo Luciano Remor, responsável técnico da empresa, apresentou uma palestra sobre a tecnologia de aplicação, demonstrando dados de uma pesquisa que foi realizada por ele e por Vilson Remor em sua propriedade em Coxilha, anteriormente a entrada deles na empresa.

Os dados impressionaram o público, pois há várias noções na prática sobre aplicação aérea que são mitos.

O evento terá um terceiro momento, que é a parte prática, quando a empresa trará o avião agrícola para uma propriedade próxima com o intuito de demonstrar no campo a aplicação para os participantes da palestra.

Após a palestra, foi acertado com a empresa uma parceria do setor de mecanização, na parte de desenvolvimentos de trabalhos de conclusão de curso, estágios e futuras pesquisas.

 

Galeria

Acompanharam o evento 40 alunos do curso Técnico em Agropecuária e dos cursos superiores em Agronomia e Tecnologia em Agronegócio

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003