Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto "Flor de Sertão" expõe objetos artesanais desenvolvidos na oficina realizada na comunidade Quilombola de Mormaça

Integrantes do projeto junto às mulheres da comunidade

O Câmpus Sertão, ciente do seu papel social, está desenvolvendo uma oficina criativa que busca incentivar o desenvolvimento de um dos traços culturais mais representativos da identidade da comunidade Quilombola de Mormaça, localizada na área rural do município de Sertão, que é o trabalho com retalhos. Os integrantes do projeto consideraram que essa prática artesanal, muito desenvolvida pelas mulheres da comunidade antigamente, precisava ser incentivada para que aflorasse novamente.

Na exposição realizada no prédio central do Câmpus na última semana foi apresentado o banner exposto II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (Florianópolis/2012) e os objetos artesanais produzidos na oficina realizada na comunidade desde abril de 2012. Esses objetos, bolsas, chaveiros, colares, cabides e estandartes, realizados com pedaços de tecidos reaproveitados, recursos naturais renováveis e/ou potencialmente renováveis, entre outros materiais, revelam um forte significado simbólico/cultural, sendo portadores de uma história singular, autêntica. Tanto os objetos artesanais, como produtos do gênero alimentício - bolachas -produzidas pela comunidade, foram comercializados e a renda revertida para a comunidade.

Um momento marcante da exposição foi à presença das mulheres da comunidade participantes da oficina. De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Elisa Iop, "vê-las caminhando pelos corredores do Câmpus, sentindo orgulho da sua identidade e cultura, do trabalho que desenvolveram, foi emocionante".

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003