Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campanha do agasalho no Câmpus resulta em doações para a comunidade indígena de Ventara

Entrega das doações na aldeia

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e a equipe do projeto de extensão Qualificação Técnica da Mormaça e da Ventara, ambos do Câmpus Sertão, entregaram no dia 12 de julho a arrecadação de roupas, calçados e cobertores oriundos da Campanha de Agasalho organizada no mês de junho. A entrega na comunidade de Ventara foi realizada pelos professores David Peres e Rubilar Tomasi, pelos técnicos administrativos Darci Emiliano e Rodrigo Ferronato, e pelos alunos coordenadores da ação.

A ação foi organizada em conjunto com a equipe do NEABI do Câmpus Erechim, que também entregou no mesmo dia as doações. A campanha teve coordenação do professor David Peres da Rosa e contou com apoio direto dos bolsistas de extensão Alessandra Oliveira e Paulo Moura, acadêmicos do curso Licenciatura em Ciências Agrícolas, Jean Arnold e Silmar Matos, acadêmicos do curso de Agronomia, e da aluna colaboradora do projeto Morgana Matielo, também do curso de Agronomia.

A equipe distribuiu as caixas recolhedoras pelo Câmpus e também em estabelecimentos comerciais do município de Sertão.

Localizada em baixo da ponte seca de Erebango sentido à Erechim, na comunidade de Ventara, uma aldeia de cultura Guarani, vivem 16 famílias, que são coordenadas pelo Cacique Joel, os quais são oriundos da reserva indígena de Cacique Doble. Os mesmos estão ali há 8 anos.

A comunidade possui 38 crianças, sendo duas crianças com idade inferior a um ano e as demais com idade até 12 anos. Há duas gestantes na comunidade, então as doações realizadas auxiliaram em muito.

A equipe organizadora da campanha separou as doações por kits compostos quase todos com o mesmo conteúdo, sendo um para cada família.

Os integrantes da equipe agradecem as doações realizadas, pois em apenas oito dias foram arrecadados 12 cobertores, quatro lençóis, 18 calças jeans masculina, 16 calças jeans feminina, 12 calças de moletom masculina, 10 blusões de lã fina masculina, nove blusões de malha masculina, 14 blusões de lã feminina, 50 camisas manga curta masculina, 17 camisas manga curta feminina, uma caixa de 1m³ de roupas de criança, 16 camisas manga longa masculina, 14 camisas manga longa feminina, 14 bermudas masculinas, 16 bermudas femininas, 16 camisas manga curta feminina, sete vestidos, 10 camisetes, oito cuecas, 21 meias soquete, oito pares de calçados masculinos, 10 pares de calçados e sapatos femininos, quatro tênis e 10 pares de calçados infantis, entre outras doações.

Galeria

Material sendo descarregado Doações do NEABI Organização das roupas

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003