Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Estudante do Câmpus Sertão realiza intercâmbio na Itália

Recepção da aluna na chegada à Itália

Pela primeira vez, o Câmpus Sertão tem estudante contemplada com a realização de intercâmbio no exterior pelo programa Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal. A aluna do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus, Magda Simone Barboza, residente em Sertão, viajou para a Itália na terça-feira, dia 21, para um intercâmbio de um ano na Universidade Tor Vergata, de Roma, onde cursará várias disciplinas relacionadas à área de Gestão Ambiental. No dia 27/08, Magda iniciou um curso intensivo de italiano para aprofundar o conhecimento do idioma, comunicar-se melhor, e dessa forma estar apta a assistir as aulas.

A acadêmica é orientada pelo professor Marcos Antonio de Oliveira, que ocupa atualmente a função de Coordenador Geral do Departamento de Extensão. ?O empenho, a dedicação e a perseverança da aluna Magda, foram essenciais para juntos conseguirmos o êxito nesse intercâmbio?, destaca o professor Marcos. Segundo ele, foi no apoio da família que reside em Sertão e nas várias oportunidade de diálogo com a aluna que percebeu-se a importância do intercâmbio para a carreira da estudante.

"Para o IFRS - Câmpus Sertão, é importante proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer outros países, pois além de aprender in loco outro idioma, abre muitas portas para que mais alunos possam ter a oportunidade de realizar intercâmbio", destacou. No entanto, o professor Marcos alerta que a procura não é maior porque a proficiência em um segundo idioma ainda é uma dificuldade para os estudantes. "Por isso, já estamos estudando a possibilidade de buscar cursos de proficiência para os nossos alunos para que eles tenham mais chance de competir e participar de programas desse tipo", garante.

A cada semestre, crescem as oportunidades por meio de vários editais de seleção e aumenta também o número interessados. O programa Ciências Sem Fronteiras está com edital aberto, cujos alunos selecionados terão a oportunidade de realizar intercâmbio na Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido.

O programa foi criado pelo Governo Federal para promover a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação, visando melhorar a competitividade das universidades brasileiras. O intercâmbio gerenciado pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação oferece uma bolsa completa, com auxílio de 870 euros mensais, 840 euros para auxílio saúde, 1320 euros para auxílio instalação,1000 euros para auxílio material didático e duas parcelas de 1706 dolares para auxílio deslocamento. Conforme o edital esses recursos serão depositados na conta do aluno antes da viagem para que ele possa se organizar.

O Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, por meio das instituições de fomento - CNPq e CAPES -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Apesar de transmitir calma aos amigos e familiares, as expectativas da aluna Magda são muitas, pois está encarando uma viagem longa, mergulhando em outra cultura e é a primeira vez que viaja para fora do Brasil. "Estou um pouco ansiosa, mas é uma oportunidade única, não só para minha formação acadêmica, mas também uma nova experiência de vida. Acredito que todos que se interessem devem tentar uma vaga, porque uma experiência dessas irá contar bastante, não só agora, mas futuramente em nossas vidas pessoais e profissionais", disse.

Muitos projetos fazem do intercâmbio de Magda, entre eles, está a organização de um blog para acompanhamento dos colegas de curso e do Câmpus Sertão aliado à vídeo conferência que será promovida pelo Departamento de Extensão do Câmpus e pelos colegas de curso, além de um projeto de uma coluna semanal ou mensal num jornal regional sobre o dia-a-dia na Universidade Tor Vergata em Roma (Itália).

"Certamente, a contribuição para o desenvolvimento regional, congregada ao enriquecimento cultural que a oportunidade lhe proporcionará trará uma experiência muito rica e significativa no seu aprendizado. O IFRS - Câmpus Sertão, por acreditar no potencial dos nossos alunos, sente-se lisonjeado pela participação da aluna Magda em mais esse projeto do Governo Federal, desejando à ela muito sucesso nessa etapa de mobilidade internacional", comenta Marcos.

O Departamento de Extensão realizará uma reunião com os alunos interessados em participar da seleção para intercâmbio através do programa Ciências Sem Fronteiras, possibilitando que conheçam o programa e informem-se sobre o edital que está com inscrições abertas até o dia 14 de setembro de 2012.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003