Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

XXI Encontro Cultural e Tradicionalista dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil acontece nos dias 15, 16 e 17 no Câmpus Sertão

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2012, o Câmpus Sertão sediará o XXI Encontro Cultural e Tradicionalista dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil, o qual reunirá 14 instituições que resgatarão nos três dias do evento a dança, a música e a cultura gaúcha.

Está confirmada a participação de alunos do Instituto Federal Catarinense dos câmpus Sombrio, Concórdia, Rio do Sul e Videira; do Instituto Federal Farroupilha câmpus Alegrete, São Borja, São Vicente do Sul, Panambi, Júlio de Castilhos, Santo Augusto e Santa Rosa; do Instituto Federal do Rio Grande do Sul câmpus Sertão, Bento Gonçalves e Ibirubá.

Apresentações de invernadas, competições de danças birivas e artísticas, bailantas e show gaúcho fazem parte da programação do evento. Durante o encontro também será realizado o II Festival da Canção Cultural Tradicionalista (FECULT), no dia 16 de novembro de 2012. O FECULT tem o objetivo de valorizar a música gaúcha nos seus mais diversos gêneros musicais do Estado, através de autores, músicos, poetas e intérpretes de todo o território nacional. As canções inscritas devem ser originais e inéditas, podendo ser tanto na letra quanto na melodia, ou composições já registradas em livros, revistas, sites ou similares.

Estão programadas quatro provas campeiras: o triatlo campeiro (corrida de sacos, descascamento de laranja e puxamento de carroça); o estouro de tropa (corrida com cavalo, desencilha do animal e prega de remendo pela prenda na roupa do peão enquanto outros casais realizam provas simultâneas de descascamento de mandioca e de laranja e serra de um tronco com o serrote de duas mãos); revezamento de mate; e tiro de laço com vaca parada nas categorias feminino e masculino.

Haverá um baile de integração entre as instituições no dia 17 de novembro, sábado, no Ginásio Esportivo, com show de Cesar Oliveira e Rogério Melo, exclusivo para os grupos participantes do encontro.

 

Programação

15 de novembro - quinta-feira:

14 horas: Recepção, acomodação e credenciamento dos participantes

16 horas: Carreata das delegações na cidade de Sertão

18 horas: Retorno ao Câmpus - reunião dos coordenadores e patrões dos grupos

20h30min: Abertura oficial

21h 30min: Apresentação das danças birivas e bailanta

16 de novembro - sexta-feira:

6 horas: Alvorada campeira

8 horas: Estouro de tropa

13h30min: Tiro de laço na vaca parada

19h30min: Apresentação das invernadas

22 horas: II FECULT

00 hora: Show com Cesar Oliveira e Rogério Melo para os grupos participantes do evento

*Tertúlia livre o dia todo

 

17 de novembro - sábado:

6 horas: Alvorada campeira

9 horas: Triatlo campeiro

13h30min: Artilharia campeira

16 horas: Revezamento de mate

19h: Apresentação das invernada

22 horas: Premiação e encerramento

23h30min: Baile de encerramento

*Tertúlia livre o dia todo

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003