Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Obras comprovam a expansão do ensino científico e tecnológico no Câmpus Sertão

Construção do novo centro administrativo e nova biblioteca

Três importantes obras estão em pleno desenvolvimento no IFRS ? Câmpus Sertão. Com a construção do novo centro administrativo e nova biblioteca em andamento e a obra de reforma adiantada de uma residência para implantação do Centro de Memória, aguarda-se pela assinatura do contrato com a empresa que dará início a construção da unidade urbana do Câmpus.

Homologada na quarta-feira, dia 24 de outubro, a licitação para contratação da empresa que realizará a obra da unidade urbana foi encerrada e encaminhada à Reitoria. Basta a assinatura da Reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza e a publicação de uma ordem de serviço para que a empresa vencedora da licitação, a Construtora Concórdia Ltda EPP, dê início aos trabalhos.

Quatro empresas concorreram no processo licitatório, cujas propostas foram abertas no dia 15 de outubro. A empresa vencedora tem o prazo de 300 dias para concluir e entregar a obra, podendo prorrogar o prazo por igual período se houver necessidade.

O bloco com 20 salas de aula, banheiros e elevador será construído no terreno doado pela Prefeitura Municipal de Sertão, onde funcionava anteriormente a Secretaria de Obras do município. O valor da obra é de aproximadamente R$ 1,389 milhões e o prédio terá 1.495,80 m².

A unidade urbana prevê três etapas de construção. As etapas seguintes, referentes aos laboratórios, às salas administrativas, ao auditório, à biblioteca, ao restaurante e ao estacionamento ainda não têm previsão para serem licitadas.

Outra obra que já está em andamento é a construção do novo centro administrativo e nova biblioteca, localizados próximo ao pórtico de entrada do Câmpus. O prédio, de 1.129,17 m², terá três pavimentos: no primeiro será o estacionamento, no segundo a biblioteca e no terceiro as salas administrativas. A licitação foi homologada no dia 22 de agosto e o contrato assinado ainda em setembro.

As bases do prédio foram concretadas na quarta-feira (24). A empresa vencedora desta obra foi a mesma do processo licitatório referente a unidade urbana e o prazo de entrega também é o mesmo: 300 dias, podendo ser prorrogado por igual período se houver necessidade.

Todas as salas administrativas do prédio central serão transferidas para o novo prédio. De acordo com o diretor-geral Lenir Antonio Hannecker, com a ampliação do número de cursos e de vagas, a falta de salas de aula e administrativas estão se tornando um problema grave para o Câmpus e por esta razão estas obras são fundamentais.

Um projeto de restauração e conservação da memória da Instituição também está sendo implementado através da reforma de uma residência de servidores. A reforma teve início ainda no mês de setembro e tem um custo estimado em R$ 91,7 mil. A empresa responsável é a Construtora Loss, vencedora do processo de licitação. O prazo para término da obra é de 90 dias, prorrogável por igual período. No Centro de Memória serão catalogados imagens e documentos históricos que contam a trajetória da instituição.

E a projeção de crescimento para o Câmpus é bastante favorável, conforme Hannecker. Outro prédio com salas de aula e laboratórios para atender à demanda de cursos e turmas existentes, além das novas que ingressarão a partir do processo seletivo deste final de ano, já está com o projeto de engenharia em andamento. Possivelmente, esta nova obra se inicie em janeiro ou fevereiro de 2013.

Conforme diretor-geral do Câmpus, a aquisição de diversos laboratórios em fase de licitação e compra requer espaços para sua instalação, "por isso a necessidade de mais salas de aula e de salas para laboratórios". Na avaliação de Hannecker, o Câmpus Sertão encerrará 2012 com um balanço muito positivo pelas obras iniciadas e já com projeção de um crescimento continuado em 2013.

 

Galeria

Local onde será construída a unidade urbana do Câmpus

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003