Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Inscrições abertas para o processo seletivo 2013/1 do Câmpus Sertão

Quem deseja ingressar num curso técnico ou superior gratuito deve ficar atento aos prazos do processo eletivo 2013/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão. As inscrições estão abertas e seguem até 07/12.

Para inscrever-se é necessário acessar o link INSCRIÇÕES, preencher o formulário, imprimir e pagar o boleto bancário referente a taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.

A prova será no dia 16 de dezembro: às 8h30min para candidatos aos cursos técnicos e às 13h30min para candidatos aos cursos superiores.

São oferecidos os cursos superiores de Agronomia (20 vagas), Zootecnia (20 vagas), Licenciatura em Ciências Agrícolas (15 vagas), Tecnologia em Alimentos (15 vagas), Tecnologia em Agronegócio (20 vagas) e Tecnologia em Gestão Ambiental (20 vagas), além dos cursos técnicos em Agropecuária na modalidade integrada ao Ensino Médio (120 vagas) e subsequente ao Ensino Médio (16 vagas).

Este edital já prevê a reserva de cotas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012, do Ministério da Educação.

As vagas reservadas no Sistema de Cotas para Escolas Públicas serão preenchidas seguindo a ordem de classificação, de acordo com as notas obtidas pelos estudantes, em duas faixas de renda familiar: candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita e candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo nacional (que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas).

Para concorrer ao sistema de cotas, os candidatos devem ter cursado integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou ter obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

O Câmpus Sertão oferece assistência estudantil, desde alojamentos e alimentação para alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, até bolsas de auxílio moradia, de auxílio transporte e de auxílio alimentação aos acadêmicos de cursos superiores.

Confira mais informações no EDITAL DE CURSOS SUPERIORES e no EDITAL DE CURSOS TÉCNICOS, nos manuais do candidato - CURSOS SUPERIORES e CURSOS TÉCNICOS e na RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CURSOS SUPERIORES E NA RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CURSOS TÉCNICOS.

O Câmpus Sertão também está divulgando o edital de Seleção de Moradia Estudantil para os futuros estudantes do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. São 90 vagas na residência masculina e 10 vagas na residência feminina para igressantes em 2013.

Os requisitos para concorrer à Moradia Estudantil, em qualquer situação, são: não ter domicílio familiar na área urbana do municípiode Sertão, nem dos municípios limítrofes - Coxilha, Passo Fundo, Estação e Getúlio Vargas - que possuem linhas de ônibus regular com o Câmpus; ter idade inferior a 18 anos completos até 31 de dezembro de 2012; e ter entregue, em data a ser definida, a documentação prevista no edital.

A classificação para residência estudantil obedecerá critérios socioeconômicos e de idade, os quais serão divulgados em edital posterior.

Confira a lista de pedidos de isenção da taxa de inscrição homologados (após recursos):

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003