Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Centro de Equoterapia do Câmpus Sertão recebe profissionais, pais e alunos da APAE de Sertão no primeiro atendimento à entidade em 2013

A atividade privilegiou o lazer e as brincadeiras de integração, mas também serviu de demonstração aos pais que ainda não conheciam a equoterapia

O retorno das atividades de equoterapia da APAE de Sertão foi marcado por um encontro entre pais, alunos e profissionais no Centro de Equoterapia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão, na quinta-feira, 11 de abril.

A atividade privilegiou o lazer e as brincadeiras de integração, mas também serviu de demonstração aos pais que ainda não conheciam a equoterapia, especialmente àqueles cujos filhos não receberam o atendimento em 2012 e estão iniciando o tratamento.

Antes das brincadeiras e demonstrações, os bolsistas do Câmpus Sertão explicaram aos pais, alunos e equipe da APAE como funciona a equoterapia e os seus benefícios.

De acordo com a diretora da APAE de Sertão, Margarete Nalin, este ano uma equipe completa estará atuando junto aos frequentadores da APAE sertanense durante a equoterapia. ?"onquistamos uma parceria com a Prefeitura Municipal e podemos oferecer todo o suporte necessário aos alunos para as atividades de equoterapia. A equipe de saúde da Prefeitura está disponibilizando até a avaliação inicial de cada praticante com um médico neurologista e um ortopedista", conta.

A APAE de Sertão também participará das atividades com uma equipe formada por psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta e educadora física. As profissionais integrantes da equipe estão empolgadas com a atividade, pois, segundo elas, a evolução do praticante é global, já que a atividade de equoterapia é transdisciplinar, tendo em vista que cada profissional trabalha suas especialidade sempre visualizando o todo.

O praticante Tiago Rodrigues, que faz equoterapia desde o ano passado, confessa gostar muitos dos jogos e brincadeiras. "Me sinto muito feliz", comenta. Segundo sua mãe, Sirlei Maria Rodrigues, a evolução de Tiago é notável. Apesar do filho ser praticante desde o ano passado, na quinta-feira foi a primeira vez que Sirlei acompanhou a atividade e estava satisfeita ao ver o desempenho do filho e dos colegas. "Ele está muito mais calmo, dorme bem à noite, está mais atento e consegue se concentrar melhor".

A mãe da praticante Elisiane, Ivanir Teresinha Nickhorn, conta que a filha vem demonstrando muitos avanços desde o início da atividade. "Ela está mais calma, tranquila e muito mais feliz. Contava nos dias o término das férias para voltar à equoterapia e sempre me pede para mostrar fotos de suas aulas aos tios, primos e outros parentes. Ela se orgulha de cada atividade que consegue realizar em cima do cavalo", disse Ivanir.

Conforme o coordenador do Centro de Equoterapia do Câmpus Sertão, Marcos Antonio de Oliveira, os bolsistas e profissionais da instituição envolvidos com o projeto estão se aperfeiçoando e buscando a cada dia melhorar o atendimento e a estrutura do Centro, principalmente através de parcerias. A expectativa é de ampliar o número de animais para atendimento de mais APAEs e instituições da região.

Galeria

O retorno das atividades de equoterapia da APAE de Sertão foi marcado por um encontro entre pais, alunos e profissionais A evolução dos praticantes já é percebida pelos pais e profissionais Os praticantes revelam gostar dos jogos e brincadeiras

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003