Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Futuros Tecnólogos em Gestão Ambiental do Câmpus Sertão conhecem suas atribuições como profissionais numa unidade de conservação e meio ambiente

Grupo de acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental na Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS (FLONA SFP/RS)

Vivenciar na prática os conhecimentos da sala de aula é foco do ensino no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão. E para dar conta desta finalidade, os docentes investem em viagens técnicas, oferecendo aos alunos oportunidades de conhecer a realidade dos conteúdos e teorias estudados. Foi este o objetivo da viagem técnica realizada pelos acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental à uma Floresta Nacional (FLONA) no Estado do Rio Grande do Sul.

A viagem, realizada nos dias 27 e 28 de abril, foi organizada pelo professor Luiz Felipe Martins na disciplina de Unidades de Conservação e Meio Ambiente. Na oportunidade, os acadêmicos conheceram uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável e tiveram a possibilidade de vivenciar a realidade do gerenciamento e manejo desenvolvidos na Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS (FLONA SFP/RS) que tem, entre vários objetivos, o de promover e apoiar o uso público e a educação ambiental, além de permitir a realização de projetos de pesquisa na referida Unidade de Conservação (UC).

Os estudantes de Tecnologia em Gestão Ambiental foram recepcionados pela Tecnóloga em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Rural, Damiane Boziki. Ao iniciarem as atividades na manhã de sábado, receberam informações sobre o gerenciamento de uma FLONA e das implicações cotidianas no exercício profissional de um Gestor Ambiental em uma Unidade de Conservação. Em seguida foram realizadas trilhas ecológicas, onde tiveram a oportunidade de conhecer a "Cascata Bolo de Noiva", o mirante do "Morro dos Cavalos", entre outros locais de notável beleza cênica.

Lurian Fenske, aluno da turma de Tecnologia em Gestão Ambiental participante da visita técnica, destaca que "a visita técnica foi de suma importância para vivenciarmos a realidade de uma Floresta Nacional, incluindo conhecimentos sobre Unidade de Conservação, fauna e flora da região".

A Floresta Nacional de São Francisco de Paula é uma Unidade de Conservação de grande importância para o desenvolvimento de pesquisas sobre a fauna e flora da região, inclusive sobre espécies ameaçadas de extinção. Conforme o professor que acompanhou a turma, Luiz Felipe Martins, toda a equipe que trabalha na FLONA se demonstrou sempre disposta a auxiliar nas trilhas e alojamentos da melhor forma possível, o que foi imprescindível para o bom desenvolvimento da visita técnica.

 

Galeria

Os estudantes receberam informações sobre o gerenciamento de uma FLONA e as implicações cotidianas no exercício profissional de um Gestor Ambiental em uma Unidade de Conservação Os estudantes receberam informações sobre o gerenciamento de uma FLONA e as implicações cotidianas no exercício profissional de um Gestor Ambiental em uma Unidade de Conservação Durante a visita, foram realizadas trilhas ecológicas, onde os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a beleza dos recursos naturais da floresta Durante a visita, foram realizadas trilhas ecológicas, onde os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a beleza dos recursos naturais da floresta Durante a visita, foram realizadas trilhas ecológicas, onde os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a beleza dos recursos naturais da floresta Grupo de acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental na Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS (FLONA SFP/RS)

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003