Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus recebe comitiva com representantes de NAPNEs no Instituto Federal de Brasília

Grupo do IF Brasília junto a equipe que atua no Centro de Equoterapia do Câmpus Sertão

A "caravana da inclusão", como foi denominada por seus integrantes, todos representantes de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEs) do Instituto Federal de Brasília, esteve no Câmpus Sertão na quinta-feira (23/05) com o intuito de conhecer o Centro de Equoterapia da Instituição, o único em todo o país projetado e construído especialmente para este fim.

Os 17 integrantes da caravana foram recepcionados com uma palestra sobre o projeto de equoterapia e sobre o Câmpus com o coordenador do centro e do departamento de Extensão Marcos Antônio de Oliveira, com o Diretor de Ensino Josimar de Aparecido Vieira e com a pedagoga e coordenadora de Ensino Médio e Técnico Leila Schwarz.

Em seguida, os integrantes da caravana foram conduzidos até o Centro de Equoterapia Cavalo Crioulo do Câmpus, onde conheceram a estrutura, os cavalos e puderam acompanhar uma sessão de atendimento à APAE de Sertão. Os benefícios da equoterapia e o funcionamento das sessões foram explicados por Marcos e pelo coordenador da 16ª regional das APAES João Carlos de Andrades e pela diretora da APAE de Getúlio Vargas, Ivone Peruzzolo. Marcos apontou que o desafio agora é ampliar o atendimento buscando atender a demanda regional. Os bolsistas que trabalham no projeto também tiveram oportunidade de falar e destacaram o carinho com que são tratados pelos praticantes.

O roteiro do grupo iniciou no dia 20 de maio e se estendeu até o 24 do mesmo mês. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no projeto de tecnologia assistiva da Instituição. Em seguida, estiveram no Câmpus Camboriú do Instituto Federal Catarinense conhecendo a atividade de formação e treinamento de cães-guia. Antes de chegar em Sertão, também passaram pelo Câmpus Palhoça do Instituto Federal de Santa Catarina conhecendo o primeiro do curso do país na área de Formação de Profissionais para Educação Bilíngue (Português/Libras). De Sertão, partiram para o Câmpus Bento Gonçalves conhecer o trabalho com tecnologias assistivas e acessibilidade na web.

Acompanhou o grupo Franklin Nascimento, que coordenou o Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais na Rede Federal de Educação Tecnológica (TEC NEP). Segundo ele, o objetivo da caravana é conhecer práticas de inclusão que deram certo dentro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. "É a primeira caravana na área de inclusão no país. Tivemos o apoio de nossa reitoria e de nossos diretores de campus, além de todos os outros câmpus visitados que contribuíram com a logística desta visita. Poder enxergar projetos funcionando na prática nos dá uma injeção de ânimo e de esperança. Sentimos que podemos voltar ao nosso Instituto e fazer as coisas acontecerem também", disse.

De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva do IF Brasília, Girlane Maria Ferreira Florindo, todos os integrantes da caravana ficaram bastante empolgados com o que viram. "Sentimo-nos parte da rede e percebemos o quanto é importante compartilharmos as boas iniciativas e disseminarmos através da rede", comentou.

 

Galeria

Palestra dobre o projeto de equoterapia do Câmpus Os integrantes da "caravana da inclusão" visitaram as instalações do centro e conheceram os cavalos que realizam as atividades Foi explanado aos visitantes o funcionamento do centro e sua breve história Visitantes junto a integrantes da equipe diretiva do Câmpus Sertão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003