Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunos do curso de Formação Pedagógica defendem relatório de estágio

Defesas de estágio do curso

Nos dias 07 e 08 de junho de 2013, os alunos da turma III do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional apresentaram os relatórios de estágio no seminário de defesa.

O Estágio Supervisionado deve ser realizado em instituições conveniadas com o Câmpus Sertão do IFRS, podendo o aluno optar pela instituição de seu interesse dentre aquelas conveniadas. O Estágio Supervisionado foi composto pelas seguintes etapas: elaboração da análise de conjuntura; realização de observação; elaboração do planejamento de estágio; realização da docência; preparação e realização do seminário de socialização, que totalizam 400 horas.

A apresentação dos resultados do estágio ficou ao encargo da banca constituída de três professores: orientador, coordenador do estágio e um professor convidado.

Conforme o aluno Dulcimar Jose Julkovski "o contato com o Curso de Formação Pedagógica para Docentes permitiu-me conhecer a realidade escolar em sua amplitude e complexidade, estabelecendo assim sua necessária relação com os conhecimentos refletidos na graduação, fato de grande relevância formativa por proporcionar a vivência das disciplinas de Licenciatura", disse.

Segundo ele, tal realidade abrange questões que vão desde o tratamento dado aos conceitos das disciplinas da Licenciatura, que os cursos de Bacharelado não possuem, passando pelas questões didáticas e metodológicas até o estudo das condições de gestão técnica e gestão humana da qual a escola é constituída.

"O IF Sertão e o corpo docente altamente qualificado de Mestres e Doutores, permite entender os diversos processos de ensino-aprendizagem e de formação do docente levando a questionamentos e vivências que o professor vai encontrar na realidade das instituições. O sistema educacional vive um processo de crescimento do acesso ao ensino e o Instituto Federal de Sertão com o Curso de Formação Pedagógica proporciona a sociedade futuros professores que saibam e tenham consciência de como lidar com as diversidades culturais que vamos encontrar nas escola", destacou. Ainda, segundo ele, com a grande diversidade da formação dos alunos que o curso permite, é extremamente enriquecedor, pois tem-se nesse ambiente um inter-relacionamento com as diversas áreas de formação.

Além das aulas teóricas, o curso permite ao aluno o exercício nas Práticas Pedagógicas, desenvolvendo como requisito parcial 20 horas de estágio prático em sala de aula, onde o aluno, futuro educador, acompanhado por um orientador, desenvolve os conhecimentos adquiridos ao longo da formação tendo a oportunidade de conhecer todo o conjunto escolar a fim de seguir profissionalmente com o preparo necessário para lidar e atuar com as emergentes necessidades na educação.

Ao final do curso, a instituição proporciona ao aluno a socialização do estágio, em que este apresenta as experiências vividas no estágio prático da docência, permitindo com isso o fechamento do ciclo e a análise de todos os conteúdos trabalhados ao longo do curso.

"Tenho plena convicção de que o professor sempre será a peça chave de todo o processo de mudança e desenvolvimento da sociedade. Considero-me um profissional melhor com o aprendizado que tive durante o curso e recomendo a outros profissionais que intencionam contribuir com a educação do nosso país ou melhorar o seu entendimento sobre o processo pedagógico.

Parabéns a todos os profissionais do Instituto Federal de Sertão por contribuírem para uma sociedade mais justa e igualitária formando professores e cidadãos melhores", comentou o aluno.

 

 

 

Galeria

Defesas de estágio do curso Defesas de estágio do curso Defesas de estágio do curso Defesas de estágio do curso Defesas de estágio do curso Defesas de estágio do curso Defesas de estágio do curso Defesas de estágio do curso

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003