Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Sertão recebe visita de professores do Canadá

No período de 09 a 12/06 os professores e pesquisadores Canadenses estiveram em visitação no Câmpus Sertão

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão recebeu, na última semana, a visita de professores do Cégep de Sherbrooke - Canadá, pela segunda vez. A parceria, iniciada há cerca de dois anos tem o intuito de estabelecer a cooperação técnica e de pesquisa entre as duas instituições.

A finalidade do grupo com a vinda foi compartilhar experiências na área do ensino, pesquisa e extensão. No período em que permaneceu na região, o grupo conheceu a estrutura física, pedagógica, matrizes curriculares do Câmpus Sertão e de outros câmpus do IFRS.

A visitação iniciou no dia 6 de junho com a vinda da professora Sylvie Girard que veio para conhecer os trabalhos desenvolvidos nos Câmpus do Instituto dentro das áreas de Inclusão e Acessibilidade. Sylvie participou de uma reunião, às 9 horas, no Câmpus Sertão no intuito de conhecer as ações dos Núcleos NAPNE e NEABI dos Câmpus Sertão, Ibirubá e Erechim. Na passagem pelo Câmpus Sertão, a professora canadense também pôde conhecer o projeto de Equoterapia desenvolvido na Instituição e que é referência nacional.

No período de 09 a 12/06 os professores e pesquisadores Carl Thibeault, Samuel Dubé, Mado Bernier, Charlene Blais e Karine Turgeon estiveram no Câmpus Sertão e participaram de uma programação que incluiu diversas visitações na região. Na manhã de segunda-feira (10/06) realizaram uma visitação no Câmpus e passaram pelos seus diversos setores de produção. À tarde, visitaram uma fazenda de produção de leite e uma fazenda de produção de mudas de hortaliças da região.

Na segunda-feira à noite o grupo palestrou para os alunos do curso superior de Tecnologia em Agronegócio sobre as políticas agrícolas e sobre a agricultura no Canadá.

Na terça-feira (11/06), pela manhã, os professores participaram de uma palestra com docentes do Câmpus Sertão sobre projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos no Câmpus. O Professor Eloi da Rosa Soares também falou sobre as políticas públicas brasileiras.

A programação da tarde de terça-feira foi uma visita à Cabanha Butiá no intuito de conhecer a diversificação da propriedade, já que a Cabanha cria equinos, bovinos de leite e produz grãos e sementes de trigo e soja.

No roteiro, também teve espaço para a troca de experiência culturais. Na noite de terça, o grupo acompanhou apresentações artísticas tradicionais do Estado feitas pelo CTG Tropeiros da Cultura no Câmpus e após degustaram um jantar típico gaúcho.

Na quarta-feira (12/06), a programação iniciou com uma visita à EMBRAPA Trigo em Passo Fundo e encerrou com a visita à BSBIOS. De lá, partiram direto ao Câmpus Ibirubá do IFRS.

A segunda visita de pesquisadores Cégep de Sherbrooke ? Canadá foi possível devido ao acordo internacional firmado entre a instituição e o IFRS durante o "I Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica" no período de 4 a 8 de outubro de 2010, no Rio de Janeiro. Este acordo tem duração de cinco anos (a contar da data em que foi firmado), podendo ser renovado. O documento registra o objetivo mútuo de colaboração e cooperação para o desenvolvimento de projetos científicos e atividades educacionais; realização de intercâmbio entre professores, pesquisadores e técnicos; intercâmbio de estudantes; intercâmbio de experiências pedagógicas e intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; promoção de eventos científicos e culturais; participação na organização conjunta de conferências, painéis, cursos ou outras formas de aprendizagem e promoção de projetos de pesquisa conjuntos.

 

Galeria

Palestra com docentes do Câmpus sobre projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos na Instituição Reunião com a professora Sylvie Girard Reunião com a professora Sylvie Girard Professora Sylvie Girard

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003