Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Sinasefe promove palestra sobre mobilizações sociais no dia das paralisações nacionais

Palestra aconteceu no auditório José Leocyr Dornelles Minussi às 15 horas

No dia em que o Brasil vivenciou diversas manifestações e paralisações, o Sinasefe do IFRS - Câmpus Sertão promoveu uma palestra com o ativista Marco Trierveiler, líder do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A palestra aconteceu no auditório José Leocyr Dornelles Minussi às 15 horas.

Em assembleia do Sinasefe na terça-feira, dia 10 de julho, a maioria dos servidores e alunos presentes havia deliberado pela adesão do Câmpus Sertão à paralisação nacional, embora alguns professores tenham optado por manter suas avaliações e aulas normalmente. Os serviços essenciais como DAE, refeitório, saúde e residência foram mantidos.

Na palestra, que contou com a presença de professores, técnicos administrativos e alunos, foi feita uma discussão sobre a situação dos movimentos sociais em paralelo com as mobilizações que vêm ocorrendo em todo o país.

Para o palestrante Marco Trierveiler, "este é um momento histórico lindíssimo". "Tenho 50 anos de idade e 35 anos da minha vida passei lutando para que isso acontecesse, para que as pessoas se unissem, se mobilizassem em busca de uma sociedade melhor", disse.

De acordo com Trierveiler, os jovens estão buscando e criando novos espaços de mobilização, através das redes sociais, por exemplo, e os movimentos precisam compreender esse novo momento da história e se reciclarem. "O importante é a sociedade ocupar os seus espaços. Muitos pertencem a sindicatos e acham que não precisa ir às assembleias porque o presidente vai. Ou a população acha que não precisa ir às sessões na Câmara de Vereadores porque os vereadores vão, nem ir à Prefeitura porque o prefeito e os secretários vão. Precisamos mudar essa postura e participarmos mais da sociedade e da sua gestão. É só assim que cobraremos e alcançaremos as mudanças tão necessárias que almejamos", comentou.

Trierveiler destacou, ainda, que a população unida tem uma força imensurável, utilizando uma metáfora de gravetos: quebrar um único graveto ao meio é muito fácil, mas vários juntos é preciso de muita força. Finalizando sua reflexão, disse que "a juventude tem que permanecer nas ruas e não pode desaprender esse caminho".

Durante a palestra, os participantes também discutiram os reflexos das mobilizações nacionais em diferentes setores, inclusive para os Institutos Federais, abordando os rumos e desafios dos IFs para o futuro.

Galeria

Ativista Marco Trierveiler, líder do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003