Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Exposição "Interfaces: Arte, Identidade e Natureza" retrata trabalhos do Ensino Médio e do Proeja

Trabalho exposto

Até o dia 18 de agosto, alunos e servidores do IFRS - Câmpus Sertão têm a oportunidade de conferir nos corredores do prédio central a exposição "Interfaces: Arte, Identidade e Natureza", promovida pela disciplina de artes ministrada pela professora Elisa Iop. Os trabalhos apresentados na exposição desenvolvidos na disciplina pelos alunos da primeira série do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio Sertão e do Módulo I do Curso Técnico em Comércio - Modalidade Proeja (turma 2012), abordam estudos referentes a área de artes visuais, tendo como objeto de estudo os eixos temáticos - "arte e identidade" e "arte e natureza".

De acordo com a professora de artes, Elisa Iop, a partir desses eixos temáticos foi desenvolvido o estudo e processos criativos em artes visuais que buscaram encorajar os alunos a falarem de suas próprias culturas, contextos, experiências de vida e visões de mundo, assim como de refletirem sobre questões mais amplas da vida mundial.

As releituras da identidade visual (símbolo, logotipo e conjunto de cores) dos Institutos Federais (IFs), revelam múltiplos olhares referentes a identidade historicamente rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão.

"As propostas de identidade visual para o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio nos fazem refletir sobre os desafios de se desenvolver um ensino médio que realmente seja integrado ao profissional. Já as do Curso Técnico em Comércio ? Modalidade Proeja, contribuíram para que os alunos se sentissem integrados as particularidades do curso no qual ingressaram", comenta Elisa.

Segundo ela, alguns autorretratos foram utilizados como instrumento de autoconhecimento e "autodúvida", de investigação psicológica e de confissão ou autoexpressão. Outros, para falar não somente de si, mas do "outro", de figuras universais, bem como para questionar a realidade atual.

Já os projetos de "mini-grafites" propostos para a Residência Estudantil IFRS - Câmpus Sertão aproximam do universo dos jovens, da sua cultura e visão de mundo.

Nos desenhos de observação de paisagens e de elementos naturais (pedras, folhas, frutos, flores, cascas, etc), assim como nos trabalhos que dialogam com o processo criativo desenvolvido pelo artista plástico Vik Muniz, releituras de obras de Claude Monet e Tarsila do Amaral, o protagonista não é o ser humano, mas a natureza (formas, texturas, cores, etc.).

"Esperamos que as pesquisas visuais desenvolvidas tenham contribuído para o fortalecimento da experiência sensível e inventiva dos estudantes, e que suscitem reflexões por parte da comunidade acadêmica", destaca a professora.

 

 

 

 

 

 

Galeria

Trabalho exposto Trabalho exposto Trabalho exposto Trabalho exposto Trabalho exposto Trabalho exposto Trabalho exposto Trabalho exposto Trabalho exposto Trabalho exposto Trabalho exposto

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003