Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunos do curso de Formação Pedagógica defendem relatório de estágio

Defesa de estágio do curso de Formação Pedagógica

Nos dias 18 e 19 de outubro os alunos das turmas III e IV do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional apresentaram os relatórios de estágio no seminário de defesa.

O Estágio Supervisionado deve ser realizado em instituições conveniadas com o Campus Sertão do IFRS, podendo o aluno optar pela instituição de seu interesse dentre aquelas conveniadas. O Estágio Supervisionado foi composto pelas seguintes etapas: elaboração da análise de conjuntura; realização de observação; elaboração do planejamento de estágio; realização da docência; preparação e realização do seminário de socialização, que totalizam 400horas.

A apresentação dos resultados do estágio ficou ao encargo da banca constituída de três professores: orientador, coordenador do estágio e um professor convidado.

Para a aluna Cláudia Klein, "muitos docentes estão atuando atualmente em cursos profissionalizantes, porém não tem aporte pedagógico, tendo em vista que a maioria dos cursos de bacharelado não focam tal conteúdo, portanto, o curso de formação tem caráter integralmente pedagógico, suprindo tal demanda e proporcionando um excelente ambiente de ensino-aprendizagem em sala de aula. O curso é enriquecedor, pois conta com alunos (profissionais) das mais diversas áreas do conhecimento, que dividem experiências, expectativas que podem ser adaptadas no cotidiano escolar de cada envolvido, portanto o curso de formação Pedagógica proporciona contato com a vivência escolar na perspectiva profissional (profissão professor), articulando conhecimento específico com o pedagógico, podendo-se vivenciar todas as etapas deste processo de aprendizagem através do estágio supervisionado. Enalteço e recomendo o curso, uma vez que hoje o concluo convicta de que os conhecimentos aqui adquiridos, juntamente com os específicos/técnicos de minha formação me proporcionarão ótimas perspectivas e oportunidades profissionais".

O aluno Paulo Hamilton de Oliveira Vargas enfatizou que, "os desafios do ensino são muitos. Faz-se necessária a aplicação de atenção e paciência, além do espírito de querer inovar sempre. O estágio proporciona essas possibilidades. Há uma dimensão a ser explorada pelos professores e através de sua capacidade é que os estudantes se sentirão mais ou menos confiantes com relação ao futuro. O curso de Formação Docente Pedagógica, do IFRS - Câmpus Sertão, no conjunto de suas disciplinas, em especial a de Didática há o suporte, por meio do conhecimento teórico, à prática desenvolvida em sala de aula promovendo a integração entre professor e aluno, fazendo com que cada um se complete nessa relação pedagógica".

No dia 08 de novembro haverão mais defesas de estágio.

 

Galeria

Defesa de estágio do curso de Formação Pedagógica Defesa de estágio do curso de Formação Pedagógica

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003