Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Câmpus Sertão recebe premiação em Mostra de Pesquisa

Graduada Rafaela Aparecida Ortolan e o Professor Alcindo Neckel recebendo o prêmio pelas mãos da coordenadora do evento

No dia 25/10/2013, a graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Sertão, Rafaela Aparecida Ortolan, apresentou o seu trabalho de conclusão de curso e tornou-se a campeã da VII Mostra de Iniciação Científica de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VI Mostra de Pesquisa de Pós Graduação IMED, na modalidade melhor trabalho de pesquisa, da linha interdisciplinar e meio ambiente.

O professor orientador Alcindo Neckel destaca que orgulha-se muito em ter sido o orientador da graduada. "A Rafaela é pessoa repleta de humildade e persistência, e assim os resultados de seu trabalho aparecem", comenta.

O trabalho apresentado é intitulado "A Educação ambiental e a Agenda 21 escolar como instrumento para a conscientização dos impactos ambientais e da importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos". A pesquisa trata da preservação ambiental pela busca de uma sustentabilidade adequada e racional que necessita ser trabalhada de forma constante nas escolas públicas e particulares.

De acordo com a graduada, em uma escola localizada no município de Sertão, no ano de 2012, resolveu-se programar ações da Agenda 21 entre os alunos das mais diversas faixas etárias, por meio do ensino e de ações práticas de educação ambiental. Essas ações contemplaram vários temas em relação ao meio ambiente, com ênfase nos assuntos ligados aos recursos hídricos, biodiversidade e resíduos sólidos.

Por meio do diagnóstico dos questionários aplicados ao corpo discente, percebeu-se que a implementação da Agenda 21 apresentou resultados satisfatórios, pois os alunos engajaram-se no projeto de forma animadora, demonstrando e aplicando as ações em prol do meio ambiente em seu dia a dia, mesmo que essas sejam desenvolvidas em longo prazo pelos mesmos. "Este estudo poderá servir de exemplo para outras escolas que queiram adotar a Agenda 21, desenvolvendo ações voltadas à preservação ambiental", aponta Rafaela.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003