Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Seminário de Direitos e Políticas para a Educação Básica e Simpósio Pibid reúne educadores, pesquisadores e profissionais da educação no Câmpus Sertão

Abertura oficial do evento

Entre os dias 24 e 25 de outubro, o Câmpus Sertão realizou o III Seminário Regional de Direitos e Políticas para a Educação Básica e I Simpósio Pibid, eventos voltados à educação, ao trabalho e ao desenvolvimento e sustentabilidade na perspectiva dos direitos e políticas para a educação básica.

Participaram profissionais da educação e estudantes da rede pública de ensino básico, profissional e superior; militantes sociais; educadores populares; gestores de instituições públicas; e pesquisadores da região.

A organização foi do Câmpus Sertão: dos núcleos de Ciências Humanas, Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne); coordenações dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícola e de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional; e Grupo Orientação para o Mundo do Trabalho - Pibid, com o patrocínio da Capes.

No dia 24/10, pela manhã, aconteceu a abertura do evento. Participaram da solenidade o Diretor-Geral do Câmpus Lenir Antonio Hannecker, o diretor de Ensino Josimar de Aparecido Vieira, a coordenadora do evento Ana Sara Castaman, o Pró-Reitor de Ensino do IFRS Amilton de Moura Figueiredo, a secretária de Educação de Sertão Andiara Gobbo e a secretária de Educação de Coxilha Débora França. O evento contou com a presença, também da Secretaria Municipal de Educação de Marcelino Ramos, do Diretor de Ensino do Câmpus Videira Raul Fernandez e da Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia da IDEAU Gisele Maria Tonin da Costa. Na abertura, foi feita uma homenagem ao Giovani Comerlatto, primeiro coordenador do evento.

A programação iniciou com a conferência "Educação Básica, políticas públicas e educação profissional" coordenada pela professora Ana Sara Castaman, com a presença do professor Jorge Alberto Rosa Ribeiro da UFRGS.

A tarde iniciou com a apresentação do Grupo Apollo de Artes Cênicas do Câmpus Sertão. A primeira mesa da tarde foi "Educação, desenvolvimento e sustentabilidade", coordenada pelo professor Elísio de Camargo Debortoli com as palestras "O papel da educação e das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável" com Rodrigo Burin da EMATER e "Desafios do Ensino da Educação Ambiental" com a professora Cibele Schwnke do IFRS - Câmpus Porto Alegre. O debatedor Valdo Hermes de Lima Barcelos da UFSM.

No dia 25/10 aconteceram as comunicações orais e as rodas de conversas nos eixos: Educação; Desenvolvimento Sustentável e Orientação para o trabalho. A programação da noite iniciou com a apresentação cultural do Grupo Santa Marta de Passo Fundo. Também aconteceu a mesa "Orientação para o trabalho e educação profissional", cuja coordenadora foi a professora Alexandra Ferronato Beatrici. Elaine Schuck Rambo, Secretária Municipal de Itapiranga, e professora da FAI - Faculdades de Itapiranga falou sobre "Orientação para o mundo do trabalho" e Jefferson de Almeida Pereira, professor do IFRS - Câmpus Farroupilha palestrou sobre "Os diferentes contextos da formação na educação básica e suas implicações no mundo de trabalho". O debatedor foi o professor do IFRS - Câmpus Farroupilha, Ícaro Bitencourt.

O encerramento foi com a leitura da Carta de Compromisso construída pelos participantes durante o evento.

Galeria

Pró-Reitor de Ensino do IFRS Amilton de Moura Figueiredo participou da solenidade de abertura Mesa de discussões Mesa de discussões Mesa de discussões Mesa de discussões Mesa de discussões Público presente Homenagem a Giovani Comerlatto, primeiro coordenador do evento Exposição e venda de artesanato feito pelos indígenas Exposição e venda de artigos da Casa do Artesão de Sertão Apresentações culturais Apresentação do Grupo Apollo de Artes Cênicas Apresentação cultural Apresentação cultural

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003