Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Sict e Semex reúnem produção científica, inovação e ações de extensão

Reunindo produção científica, inovação e ações que beneficiam as comunidades, terão início na segunda-feira, 11 de novembro, o 2º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict) e o 1º Seminário de Extensão (Semex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Serão apresentados 344 trabalhos, desenvolvidos nos 12 câmpus do IFRS e também em outras instituições de ensino. Os eventos ocorrerão em Bento Gonçalves, no Dall'Onder Grande Hotel, de 11 a 13 de novembro. São esperados mais de 600 participantes.

A abertura dos seminários ocorrerá às 13h30min do dia 11 de novembro. Entre os destaques do primeiro dia está a palestra "Pesquisa, Inovação e Extensão na Educação Profissional e Tecnológica", com Acácia Zaneida Kuenzer, referência em educação profissional no país. Outra palestra do dia 11 será ministrada por Nilton Cometti, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, com o tema "As Políticas de Inovação na Rede Federal: desafios para a Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica".

Haverá também o lançamento da série de livros de educação profissional e tecnológica Tekne, que leva o selo do IFRS e é editada pelo do Grupo A; além da entrega dos tablets do Programa de Modernização da Rede Federal para o Uso de Tecnologias Educacionais (PMTE) para os diretores de câmpus do IFRS.

Uma novidade da programação é a 1ª Mostra de Robótica do IFRS. No dia 12 de novembro, serão demonstradas 15 experiências práticas e teóricas vinculadas à robótica e acontecerá uma troca de conhecimentos na área.

No dia 13 de novembro, além da apresentação de trabalhos, será realizada uma "palestra movimentada" sobre saúde e qualidade de vida, com a professora de Educação Física Vivian Giesel, do Câmpus Feliz. Na mesma data, haverá a entrega dos certificados de participantes e de apresentação e a menção de destaque aos melhores trabalhos dos dois eventos.

O Sict visa fomentar a pesquisa e a inovação e possibilitar o diálogo entre os câmpus, além de apresentar aos órgãos de fomento os resultados das pesquisas realizadas.

O Semex tem o objetivo de integrar e socializar ações de extensão realizadas nos câmpus do IFRS e em comunidades de abrangência, promovendo uma reflexão sobre a prática extensionista.

 

Programação do primeiro dia:

Dia 11/11 - segunda-feira

13h30 - 14h Cerimônia de abertura - Auditório (Carménère)

14h - 15h Palestra: Pesquisa, Inovação e Extensão na Educação Profissional e Tecnológica, com a professora dra. Acácia Zeneida Kuenzer (UFPR/FEEVALE) - Auditório (Carménère)

15h - 16h Palestra: As Políticas de Inovação na Rede Federal: desafios para a Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica, com o professor dr. Nilton Nélio Cometti (SETEC/MEC) - Auditório (Carménère)

16h - 16h30min Coffee break

16h30min - 17h Entrega de Tablets e Revista Viver IFRS aos diretores-gerais dos câmpus do IFRS - Auditório (Carménère)

17h - 18h Lançamento da série Tekne (IFRS/Grupo A) - Auditório (Carménère)

18h Apresentação cultural - Auditório (Carménère)

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003