Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Aluna do PRONATEC do Câmpus Sertão é premiada com texto publicado em livro

Aluna Marina Aparecida Rezende dos Santos

Não é somente o talento para a agropecuária que move a aluna Marina Aparecida Rezende dos Santos, do curso Técnico em Agropecuária pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC - do Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Aos 17 anos, Marina já contabiliza dois trabalhos publicados em livro.

Ao participar do V Concurso Literário da Academia Passo-Fundense de Letras, representando a escola onde cursa o ensino médio (E. E. E. M. Mário Quintana) em Passo Fundo, a jovem teve dois trabalhos selecionados, uma biografia e um poema. Esses dois trabalhos foram publicados em um livro lançado durante a XV Jornada Nacional de Literatura.

O concurso tinha como tema o escrito gaúcho Moacyr Jaime Scliar. O poema da aluna Marina é intitulado "Um exemplo de Gaúcho" e conquistou o segundo lugar no concurso. Além do poema, Marina teve publicada uma biografia do autor no mesmo livro.

Marina ingressou no PRONATEC do Câmpus Sertão no início de 2012 e escolheu o curso Técnico em Agropecuária porque o campo sempre foi uma de suas paixões. "Gosto da natureza, da vida no campo e quero trabalhar com isso", assegura. Desde muito cedo, Marina conta que compõe músicas, em sua maioria falando sobre a natureza.

Escrever faz parte de sua rotina. "Eu canto e toco instrumentos. Escrevo músicas, poesias, mas é tudo muito espontâneo. Enquanto componho, já vou pensando nos acordes e na melodia, acho que isso me ajudou a desenvolver a escrita", conta.

Questionada sobre qual carreira seguir, na área artística ou na agropecuária, Marina não titubeia: "quero trabalhar com a agropecuária. Vou terminar o curso e prestar vestibular para Agronomia ou Zootecnia no Câmpus Sertão", diz.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003