Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto de reutilização da água da chuva, desenvolvido por alunos do Câmpus Sertão, é premiado em Feira de Ciências

Alunos premiados juntos a um dos professores orientadores, Márcio Luís Vieira

Os alunos do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Câmpus Sertão do IFRS, Cristian Debortoli, Melina Maschio, Carlos André Pazinatto e José Augusto Dias Fernandes, orientados pelos professores Márcio Luís Vieira e Márcia Regina Siqueira Cardoso, foram premiados na Feira de Ciências da Universidade de Passo Fundo.

O projeto "Reutilização da água proveniente do alojamento masculino do 3º ano do IFRS - Câmpus Sertão" conquistou o 2º lugar na categoria escolas técnicas. Além da economia e da reutilização da água, o projeto visa a preservação e o uso consciente desse bem natural que, sabe-se, é finito. Alunos e orientadores receberam premiação em dinheiro, além do troféu.

A captação da água foi feita através de uma tubulação de 200 mm que reconduz a água da chuva, que cai sobre o telhado do alojamento, para um reservatório de 5 mil litros. Após passar pelo reservatório, a água passa por um filtro feito à base de areia, brita e carvão vegetal ativado, onde as impurezas são eliminadas. Feito esse processo, a água é levada por uma tubulação até outro reservatório que fica em declive no setor de mecânica da Instituição, onde é aproveitada para a limpeza das máquinas. Segundo os estudantes, a construção do projeto levou aproximadamente três semanas.

Através do projeto, os alunos apontam uma economia de cerca de R$ 2,8 mil por ano. "Apesar de não ser potável, é possível aproveitar essa água, antes desperdiçada, de muitas maneiras", comenta o aluno Cristian Debortoli, o qual também destaca o baixo custo de implementação do projeto.

Os estudantes se empolgaram com a conquista e já pensam seguir na pesquisa nas diferentes áreas que pretendem atuar. Como estão encerrando o terceiro ano do ensino médio, pretendem prestar vestibular e continuar fazendo ciência no ensino superior.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003