Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Candidatos do processo seletivo 2014/1 do IFRS - Câmpus Sertão realizam provas

Lacre do pacote das provas foi rompido diante dos candidatos

São realizadas no domingo (1º/12) as provas do Processo Seletivo 2014/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Este é o primeiro processo seletivo unificado do IFRS. Com um número de 762 inscritos, o Câmpus Sertão oferece 280 vagas distribuídas entre o curso Técnico em Agropecuária (nas modalidades integrado e subsequente ao Ensino Médio) e os cursos superiores de Zootecnia, Agronomia, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O restante das vagas nos cursos superiores será oferecido para ingresso via SiSU/ENEM (que deve ser divulgado junto ao resultado deste processo).

Agronomia foi o curso mais procurado no Câmpus Sertão, registrando 8,65 candidatos por vaga.

De acordo com a presidente da COPERSE do Câmpus Sertão, Raquel Breitenbach, o diferencial deste processo seletivo é a realização de um processo unificado dentro do IFRS. "Isso facilitou a organização e o trabalho nos câmpus", ressalta. Segundo ela, 12 salas foram destinadas às provas em Sertão, todas na unidade central do Câmpus.

"Neste processo tivemos a inscrição de dois portadores de necessidades especiais e destinamos um atendimento diferenciado aos dois, o que demonstra que o Câmpus Sertão está se preparando para que a inclusão se torne uma realidade, de fato", destaca Raquel.

Para o diretor geral do Câmpus Sertão, Lenir Antonio Hannecker,o processo seletivo unificado é resultado de um trabalho uníssono para, de fato, constituir o IFRS. Quanto a procura pelos cursos oferecidos pelo Câmpus, Hannecker comenta que "consolida o câmpus como uma instituição de referência na educação profissional, científica e tecnológica de qualidade, além de ser reflexo do trabalho que vem sendo realizado, com a participação de alunos em eventos de destaque na área da pesquisa e da extensão". Conforme o diretor, outro fator determinante é a verticalização do ensino, com a oferta de cursos em diferentes níveis, como na pós-graduação.

Segundo ele, os candidatos que forem selecionados neste processo encontrarão no Câmpus em 2014 toda a infraestrutura necessária para as aulas: espaço físico, laboratórios e recursos humanos capacitados. "Aos selecionados, destaco a importância de se dedicarem com seriedade aos estudos, valorizando sua conquista, já que muitos outros que não foram selecionados também sonhavam com esta oportunidade, por isso aproveitem ao máximo", expõe.

O diretor do Câmpus e a Pró-Reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, acompanharam o dia de provas no Câmpus Sertão, conversando com pais, candidatos e servidores que trabalharam para a realização do processo seletivo. A Pró-Reitora Viviane salienta que a realização do processo seletivo unificado é uma conquista do IFRS. "Pela primeira vez, as vésperas de completar cinco anos de IFRS, conseguimos realizar um único processo seletivo, o que iguala as oportunidades dos candidatos e torna o processo mais justo e igualitário, pois é o mesmo em todos os 12 câmpus", reitera.

O percentual de abstenções pela manhã foi de cerca de 7% dos candidatos. Pela tarde, foi de aproximadamente 9%.

 

Domingo de concentração em Sertão

O domingo iniciou com nuvens, mas o sol que estava tímido apareceu ainda antes do início das provas, favorecendo os pais e familiares que, enquanto aguardavam os candidatos, puderam conhecer a estrutura e passear pelo câmpus pela manhã. À tarde o tempo nublou novamente, mas não atrapalhou a espera de quem ficou do lado de fora dos prédios na torcida pelos filhos, irmãos e amigos. O Centro de Convivência da Cooperativa Escola também permaneceu aberto durante todo o dia.

Tânia Treviso, mãe de uma candidata ao curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, do município de Alto Jacuí, destacou que a motivação para a realização do processo seletivo foi a qualidade de ensino dos institutos federais. "O ensino do Câmpus Sertão é uma referência para nós. Meu marido estudou aqui quando a instituição ainda era um colégio agrícola e sempre comenta sobre a sua boa formação", conta.

Já Luís Escobar, de Ronda Alta, relata que a família tem ligação direta com a área do campo e, por este motivo, deu todo o apoio ao filho quando ele decidiu fazer a prova de seleção para o curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. "Espero que ele seja selecionado, estude bastante no curso e seja um bom profissional", relata.

Os candidatos ao curso Técnico em Agropecuária nas duas modalidades oferecidas (integrado e subsequente ao Ensino Médio) realizaram a prova pela manhã e, a maioria, levou cerca de 2 horas e 2h30min para deixar o local de prova. Conforme o candidato Diogo da Silva, 14 anos, de Ronda Alta, a prova não estava fácil. "Achei a prova qualificada, feita para selecionar os melhores mesmo. Mas acho bom, pois decidi tentar uma vaga no câmpus justamente para buscar este conhecimento diferenciado, adquirir responsabilidades e ter sucesso na vida", confessa.

A candidata Dirlene Kosvoski, 14 anos, de Santo Antônio do Palma, também considerou algumas questões difíceis, mas conta que se preparou para prova. "Tenho um irmão que fez o curso técnico e hoje cursa o ensino superior aqui. Como minha família reside no interior e eu gosto desta área agrícola decidi tentar a seleção. Espero que eu passe", aponta.

À tarde o tempo nublou novamente, mas não atrapalhou a espera de quem ficou do lado de fora dos prédios na torcida pelos filhos, irmãos e amigos. Voluntariamente, estudantes do curso e integrantes do Diretório Acadêmico de Zootecnia do Câmpus concentraram-se em frente a entrada dos vestibulandos no prédio central para recepcionar os candidatos e prestar informações sobre o curso, auxiliando pais e familiares, trocando ideias, o que fez passar mais rápido o tempo de quem esperava.

Os candidatos também não demoraram a sair das salas à tarde. Por volta das 16h30min, mais da metade já havia deixado o local de provas. De acordo com a vestibulanda Jaqueline Souza, de Sertão, a prova não estava difícil. "Tinha questões mais objetivas, bem melhores e mais compreensíveis que o Enem", expõe. Jaqueline concorre a uma vaga no curso superior de Tecnologia em Agronegócio, embora o objetivo maior da realização da prova seja testar seus conhecimentos, já que ainda não tem determinada sua escolha profissional.

Para a candidata ao curso de Agronomia, Ana Valquíria Sartorelli, de Marau, a prova não estava tão fácil. Ela, que já havia tentado uma seleção no Câmpus para o curso Técnico em Agropecuária, tem um irmão que se formou na Instituição. "Quero muito ter a oportunidade de estudar aqui também", revela.

O tema de redação, sobre a invasão do Facebook e a febre que a rede social se tornou entre os jovens, é destaque entre os comentários dos candidatos. Cleiton Carvalho, de Getúlio Vargas, reforça que o tema é do seu cotidiano, o que facilitou a construção do texto dissertativo. Opinião compartilhada pelo vestibulando de Passo Fundo Andrei do Prado Zapani, que considerou as questões de química as mais complicadas. "A prova de matemática achei acessível e as demais questões estavam em um nível médio de dificuldade", diz. Ele concorreu a uma vaga no curso mais disputado do Câmpus, Agronomia, e está na torcida para ver seu nome da lista de aprovados, pois sua irmã já é acadêmica do ensino superior na Instituição.

 

Números gerais

Ao todo, são oferecidas 2.020 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 vagas em cursos superiores nos 12 câmpus, todos gratuitos. São 9.379 inscritos para fazerem as provas, concorrendo a 2.166 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio, todos gratuitos.

Das vagas para os cursos técnicos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Enem. São mais 1.444 inscritos, para 463 vagas nesta modalidade de ingresso. Das vagas para os cursos superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo processo ainda não teve início.

 

Gabarito e resultado final

O gabarito das provas dos cursos técnicos e superiores será divulgado no dia 02/12, segunda-feira. Para os cursos técnicos, o resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 10 de dezembro. Neste mesmo dia, será divulgado o cronograma de matrícula.

Já o resultado final e o cronograma de matrículas dos cursos superiores serão divulgados no dia 19 de dezembro. Tanto o gabarito, quanto o resultado final serão divulgados no site do IFRS <www.ifrs.edu.br> e no site do Câmpus Sertão <www.sertao.ifrs.edu.br>.

 

Fique atento:

02/12/2013 - Divulgação do gabarito preliminar das provas, no site www.ifrs.edu.br.

02 a 04/12/2013 - Interposição de recursos quanto ao gabarito das provas. Em cada Câmpus, conforme item 6 do edital 009/2013

10/12/2013 - Divulgação do resultado dos recursos e gabarito final da prova, no site www.ifrs.edu.br

10/12/2013 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos técnicos, da 1ª chamada e orientações para a matrícula com calendário. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.

19/12/2013 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos superiores, da 1ª chamada e orientações para a matrícula com calendário ou informação da data desta, em função da correção das redações. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus. 19/12/2013 ? Informações sobre a chamada pelo Sisu. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.

 

O IFRS

O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicâmpus para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões. Possui os câmpus de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão, além de novos câmpus em implantação, nos municípios de Alvorada, Rolante, Vacaria e Viamão.

Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).

O IFRS foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

Galeria

Entrega das provas foi às 8h30min Movimentação de candidatos e familiares antes da abertura dos portões foi intensa Candidatos chegaram cedo pela manhã e formaram filas na entrada das salas Concentração e silêncio marcaram a manhã de provas Comissão Permanente de Processo Seletivo do Câmpus Sertão junto ao diretor geral Lenir Antonio Hannecker, no início dos trabalhos na manhã de domingo Pró-Reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, e o diretor geral do Câmpus Sertão, Lenir Antonio Hannecker, em visita às salas de prova Diretor geral do Câmpus Sertão, Lenir Antonio Hannecker, junto a Pró-Reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos durante a aplicação das provas do processo seletivo do IFRS - Câmpus Sertão Primeiros candidatos aos cursos superiores do câmpus conferindo o local de provas Acadêmicos do curso de Zootecnia concentraram-se em frente ao prédio central do câmpus para recepcionar os candidatos e prestar informações sobre o curso Espera dos candidatos aos cursos superiores em frente ao local de provas Candidatos aos cursos superiores realizam as provas do processo seletivo à tarde Candidatos aos cursos superiores realizam as provas do processo seletivo à tarde Candidatos aos cursos superiores realizam as provas do processo seletivo à tarde Candidatos aos cursos superiores realizam as provas do processo seletivo à tarde Candidatos aos cursos superiores realizam as provas do processo seletivo à tarde Candidatos aos cursos superiores realizam as provas do processo seletivo à tarde Candidatos aos cursos superiores realizam as provas do processo seletivo à tarde

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003