Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

PRONATEC do Câmpus Sertão forma participantes de cursos de Formação Inicial e Continuada na região

Turma do curso Auxiliar Técnico em Agropecuária realizado no Câmpus Sertão

Em 2013, o Câmpus Sertão passou a ofertar através do Programa nacional de Acesso ao Ensino e ao Emprego - PRONATEC - cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), possibilitando qualificação profissional a pessoas de diferentes faixas etárias e escolaridade. Três turmas já receberam seus certificados.

Alunos do curso de Produtor de Embutidos e Defumados da Unidade Remota de Cacique Doble realizaram uma cerimônia com entrega dos certificados na sexta-feira (06/12), no salão da comunidade de Santo Antônio, onde as aulas foram realizadas. Familiares e amigos puderam degustar os produtos fabricados pelos alunos durante o curso em um jantar em comemoração ao encerramento do curso. Na oportunidade, 22 alunos receberam os certificados das mãos do supervisor dos cursos FIC área Campo do Pronatec de Sertão, Valdir Francisco Schafer, e do professor Ezequiel Perin.

O curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária, realizado no Câmpus Sertão, encerrou as aulas na semana anterior. Foram entregues, pelo professor José Carlos Ribas Rabello e pelo supervisor dos cursos FIC da área Campo Valdir Francisco Schafer, os certificados para os 19 participantes na última aula do curso.

No dia 30/11 foi a vez do curso Auxiliar Técnico em Agropecuária realizado no município de Campos Borges promover a entrega dos certificados. Na oportunidade, 28 alunos receberam os certificados em uma cerimônia promovida pela Secretaria de Educação do município, na presença da secretária e professora do curso, Cleomara Orsolin da Costa, do presidente da Câmara de vereadores Claudio Onir de Oliveira, do vice-prefeito Genuir Provensi, dos professores do curso Diomar Muratt e Hugo Perin Toledo, do coordenador geral do PRONATEC do Câmpus Sertão Odirce Teixeira Antunes, do supervisor dos cursos FIC da área Campo Valdir Francisco Schafer e do supervisor de cursos técnicos Elísio De Camargo Debortoli.

Dois alunos que tiveram cem por cento de frequência receberam certificado de Honra ao Mérito: João Alvino de Oliveira e Gilson Soares de Brito. Na cerimônia, também foram homenageados os parceiros que auxiliaram na realização do curso, seja nas aulas práticas ou nas teóricas.

Os cursos FIC reúnem alunos de todas as idades que buscam qualificação para atuar no mercado de trabalho. As turmas heterogêneas são marcadas pela troca de experiências entre alunos e professores. Para o aluno mais experiente dentre as turmas de 2013, João Alvino de Oliveira, de 78 anos, que se formou no curso Auxiliar Técnico em Agropecuária de Campos Borges, "o curso foi uma oportunidade de aprender e fazer amizades". Os 78 anos não foram empecilho para o aprendizado. "Sempre quis estudar e agora que formei todos os meus filhos, que eles estão encaminhados, tive esta oportunidade de voltar para uma sala de aula e aprender coisas novas. Não podia desperdiçar", destaca.

Até o final deste ano, várias turmas também encerrarão as atividades. Para 2014, estão previstos mais de 80 cursos FIC em Sertão e região. Mais informações sobre inscrições serão divulgadas no site.

Galeria

Mesa de autoridades da cerimônia de entrega dos certificados na Unidade Remota de Campos Borges Turma do curso Auxiliar Técnico em Agropecuária de Campos Borges Público presente na cerimônia de entrega dos certificados em Campos Borges Professor do curso de Produtor de Embutidos e Defumados de Cacique Doble junto ao supervisor de cursos FIC da área Campo do Pronatec do Câmpus Sertão, Valdir Francisco Schafer Familiares e amigos dos alunos do curso de Produtor de Embutidos e Defumados de Cacique Doble puderam degustar os produtos fabricados durante o curso em um jantar de encerramento Turma do curso de Produtor de Embutidos e Defumados realizado em Cacique Doble

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003