Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunos do curso de Formação Pedagógica celebram o encerramento do curso

Turma de formandos

Os alunos da turma quatro do curso Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional do Câmpus Sertão comemoraram o enceramento do curso com uma solenidade na noite do dia 06 de dezembro, no Auditório Leocir Dornelles Minussi.

O evento contou com a presença do Diretor-Geral Lenir Antônio Hannececker, da Coordenadora do Ensino Superior Raquel Breitenbach, da Coordenadora do Curso e professora homenageada Ana Sara Castaman, da paraninfa da turma Alexandra Ferronato Beatrici, da funcionária homenageada Maria Luzzatto, da professora Leila Castilo Iabel, além de pais, familiares, amigos e convidados dos formandos.

A professora Ana Sara, em sua fala, enfatizou aos alunos: "Assim, às pessoas que amamos desejo que sejam empreendedores, ousados e determinados. Mas também que sejam sensatos, interpessoais, éticos e responsáveis com o processo de ensino e aprendizagem. A qualidade na tarefa docente depende do esforço e das competências em fazer o melhor".

A professora e paraninfa da turma Alexandra Ferronato Beatrici destacou que "Não se pode encarar a educação a não ser como um que fazer humano. Que fazer, que ocorre no tempo e no espaço, entre os seres humanos uns com os outros. Não há, nesse sentido, uma educação neutra. Para alguns, o ser humano é um ser de adaptação ao mundo, assim, a ação educativa, os métodos, os objetivos, adequar-se-ão a essa concepção, a aprendizagem se processará em termos mecanicistas, do que resulta uma cada vez maior domesticação. Para outros, o ser humano é um ser de transformação no/do mundo e a educação corresponde a essa concepção, assim, seu que fazer educativo segue um outro caminho. Ao educador de hoje cabe o desafio de possibilitar condições objetivas para que uma educação democrática seja possível, possibilitar alternativas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas, solidárias, preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração capitalista do trabalho, preocupadas com um novo projeto social e político que construa uma sociedade mais justa, mais igualitária".

O aluno João Luiz Damasceno Lima deixou um depoimento sobre este ato solene, "a formatura é um fechamento de uma etapa! Esta foi marcada por conquistas, conhecimento, amizade e muita integração em uma das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, conforme o MEC. Um novo passo na vida de todos que entraram no curso se inicia hoje, porque nos tornamos professores, e iremos lutar por um país sem injustiças e um ensino de qualidade. Foi um momento marcante nesta despedida entre colegas e professores, esperamos nos encontrar em outros cursos como pós e mestrado nesta instituição".

 

Turma III:

- Neiton Rech,

- Osmar Milton Taffarel.

 

Turma IV:

- Aline Chimento,

- Camila G. Nogueira,

- Carmem Ksanova,

- Caroline Vieira,

- Claudia Klein,

- Cristiane Radke,

- Daiane Pezzini,

- Daiany Rossetto,

- Eder Vidal,

- Emilio Batista,

- Felipe Magalhães Malheiros,

- Fabio Krzysczak,

- João Luiz D. Lima,

- Juliano Folle,

- Lurde Dal Magro Vieira,

- Marcelo Bataglin,

- Maria Tereza Flores,

- Naiara Mingon,

- Neri Pies,

- Oscar Camargo,

- Paulo Vargas,

- Suzana Fulber,

- Vanderleia Trevisan da Rosa,

- Volnei Fortuna.

 

 

 

Galeria

Mesa de autoridades

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003