Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Pronatec do Câmpus Sertão forma turmas em dois novos cursos Fic da área campo

Formandos do curso de Produtor de Frutas, Hortaliças e Plantas Aromáticas Processadas por Secagem e Desidratação de Ibiaçá

O Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul formou duas novas turmas de cursos de Formação Inicial e Continuada (Fic) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) da área Campo.

No município de Ibiaçá, os 34 concluintes do curso de produtor de Frutas, Hortaliças e Plantas Aromáticas Processadas por Secagem e Desidratação receberam seus certificados em um ato promovido pela Fetraf-Sul em parceria com a Prefeitura Municipal, no salão paroquial, na noite de sexta-feira (20/12).

Dentre as autoridades presentes, estavam a Pró-Reitora de Extensão do IFRS Viviane Silva Ramos, o coordenador adjunto do Pronatec do Câmpus Sertão Odirce Teixeira Antunes, do coordenador do Sintraf de Ibiaçá Nilvo Cecchin, o Prefeito Municipal Ulisses Cecchin, o vice-prefeito Claudiomiro Fracasso e o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, Marcos Carlos Regelin, além de representantes da FETRAF-Sul do Estado.

O curso de 200 horas teve início ainda em 16/08 e foi ministrado pelo professor Marino Lovatto, com a colaboração de outros professores do Câmpus Sertão e do município de Ibiaçá.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, o Pronatec possibilitou que o IFRS ampliasse sua oferta de vagas e sua abrangência, tendo em vista que através dos 12 câmpus, chega a 55 municípios através do Programa. Viviane também destacou a parceria entre o Ministério do desenvolvimento Agrário e os Institutos Federais. "O MDA elegeu os Institutos Federais como ofertantes de cursos do Pronatec na área campo e para nós isso é motivo de muito orgulho", apontou.

O baixo índice de evasão dos cursos foi enfatizado pela Pró-Reitora, especialmente no curso em Ibiaçá, o qual registrou apenas um desistente. "Vocês, formandos, provaram que sabem aproveitar as oportunidades", disse.

Dos 12 câmpus que compõe o IFRS, Sertão é o que oferta mais vagas pelo Pronatec, segundo Viviane. "Em 2014, a previsão é que o Câmpus Sertão oferte 3 mil vagas através do Pronatec. Para se ter uma ideia da grandiosidade dessa oferta, hoje o câmpus não possui 3 mil matrículas em seus cursos regulares", destacou.

O Prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, ressaltou a importância das parcerias para a realização do curso e parabenizou todos os envolvidos.

A parceria com o IFRS foi destaque, também, no pronunciamento do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, Marcos Carlos Regelin. Segundo ele, não são todos os institutos federais que aceitam realizar cursos fora das sedes dos seus câmpus como faz o IFRS. "Os cursos oferecidos pelo Pronatec no IFRS são construídos e desenvolvidos em conjunto com os agricultores, conforme as expectativas e anseios deles. Nunca houve imposição alguma. Sempre é levada em consideração a demanda das comunidades. E isso é muito importante", salientou.

Conforme o coordenador adjunto do Pronatec no Câmpus Sertão, Odirce Teixeira Antunes, o município de Ibiaçá receberá, em 2014, outros três cursos, sendo dois na área campo.

Para a aluna Terezinha Germiniani, de 64 anos, o curso foi uma ótima oportunidade de aprimorar conhecimentos. "Trabalho na Pastoral da Saúde, com a produção de remédios a partir de plantas medicinais, e conhecer o processo de produção de frutas, hortaliças e plantas aromáticas sem agrotóxicos foi essencial", disse.

Em Constantina, a formatura do mesmo curso, de Produtor de Frutas, Hortaliças e Plantas Aromáticas Processadas por Secagem e Desidratação, aconteceu pela manhã, na sexta-feira (20/12), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Os 23 formandos receberam os certificados em um ato na presença do professor Flávio Noi, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Constantina, Olivar Lazaretti e do supervisor dos cursos Fic da área campo do Pronatec do Câmpus Sertão, Valdir Schafer, além de autoridades municipais.

Galeria

Autoridades presentes no ato de entrega dos certificados em Ibiaçá Pró-reitora de Extensão do IFRS Viviane Silva Ramos esteve presente na cerimônia em Ibiaçá O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, Marcos Carlos Regelin, também prestigiou a entrega dos certificados em Ibiaçá Formandos do curso de Produtor de Frutas, Hortaliças e Plantas Aromáticas Processadas por Secagem e Desidratação de Constantina Entrega dos certificado em Constantina foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003