Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Cursos da Pós-Graduação e de Licenciatura têm aula inaugural

Aula inaugural foi realizada no auditório do Câmpus

No dia 07 de março os cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas, Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional e o curso de Pós-Graduação em Teorias e Metodologias da Educação realizaram a sua aula inaugural, ministrada pelo reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Jaime Giolo, que abordou acerca dos principais desafios da escola e da educação brasileira.

A finalidade do evento foi possibilitar como espaço coletivo a integração do público participante através da discussão reflexiva do tema abordado pelo palestrante.

Conforme a aluna Rita Maria Carvalho Campagnieri, do terceiro semestre da LICA, Jaime Giolo começou contando sobre sua experiência na área educacional. "A forma que ele pensa sobre a educação é totalmente diferente do que vislumbramos em nossa educação tradicional. Ele nos disse que seu filho não estava aprendendo a matéria de química e, neste momento, convidou seu filho para irem a uma livraria para comprar livros de química e abolir com a 'famosa apostila'. Com isso, aprendemos que não é apenas um livro, uma apostila ou uma regra que nos faz aprender, mas que com o auxílio dos materiais e do nosso empenho é que iremos internalizar os conhecimentos. Ele nos mostrou uma educação atual, pois podemos ensinar sem mandar 'tema de casa', através da educação em tempo integral, por exemplo. Bom, a palestra nos conduziu a pensar o que mudou e como podemos ainda mudar a educação! Aprendemos!", conta.

Já o aluno Tiago Ferreira, do curso de Formação Pedagógica, salienta que "a palestra com o professor Jaime foi mais uma das grandes oportunidades de aprender com uma pessoa coerente, com grande currículo no ensino e que acima de tudo demonstra verdadeiramente acreditar na educação. É um incentivo para mim que estou na área da educação há poucos anos".

Vanessa Rossatto Botton, aluna da Pós-Graduação, comenta que "foi uma experiência muito gratificante, pois o palestrante pôde apresentar um pouco a trajetória de sua vida profissional. Não tentou descrever cada momento vivido, mas pode evidenciar fragmentos importantes de suas diferentes experiências, que para nós ouvintes serviram para tornar mais compreensíveis momentos vividos no caminho da educação. Podemos evidenciar também, o valoroso papel do professor como educador engajado em transformações, que acredita e vive a educação".

A aula inaugural possibilitou a comunidade escolar, alunos, professores e funcionários refletir sobre a importância e relevância das políticas educacionais brasileiras, o que mudou e o que ainda precisa ser reestruturado para que a universalização do ensino e as políticas de ações afirmativas aconteçam no espaço escolar.

Galeria

Jaime Giolo, reitor da UFFS Palestrante Jaime Giolo junto aos coordenadores dos cursos e de Ensino do Câmpus

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003