Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

PIBID Formação Pedagógica realiza atividades nas escolas

Bolsistas do Pibid de Formação Pedagógica

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional desenvolveu, ao longo de 2013, um trabalho denominado "Almanaque das Profissões". Visando auxiliar os jovens na etapa da escolha de suas carreiras profissionais, a publicação traz um levantamento dos cursos de nível médio (técnicos profissionalizantes) e de nível superior (graduações) existentes na região de abrangência do Câmpus Sertão. Junto ao Almanaque, o grupo de dez estudantes bolsistas também foram desenvolveu banners destacando diferentes profissões com o objetivo de servir como fonte de informação para auxiliar na orientação profissional dos jovens em fase de conclusão do ensino fundamental e médio. As atividades são apresentadas em escolas da rede pública de educação básica.

Na Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde de Sertão a atividade foi realizada no dia 16 de maio, no turno da tarde, com a participação de todas as turmas. Na Escola Estadual de Ensino Médio Visconde do Araguaia de Coxilha a atividade foi realizada no dia 30 de maio, no turno da manhã. Os alunos das duas escolas envolvidas na atividade tiveram a oportunidade de receber informações sobre as áreas do conhecimento humano, onde estão inseridas as profissões, bem como uma breve descrição do perfil profissional e do mercado de trabalho de algumas profissões. Constam, também, dessa atividade, diversas orientações quanto à natureza dos cursos técnicos e de graduação, bem como as diferentes modalidades de cursos existentes na atualidade.

O grupo do PIBID de Formação Pedagógica realizará a atividade no decorrer desse ano em diversas Escolas Estaduais de Ensino Médio e Agrícolas do Rio Grande do Sul, como Guaporé, Erechim, Carazinho, Lagoa Vermelha, Palmeiras das Missões e no próprio Câmpus Sertão para os alunos dos cursos técnicos em Agropecuária, Comércio e Informática. Será organizado com os coordenadores dos respectivos cursos as datas para o desenvolvimento da atividade de forma a complementar a formação dos alunos dos referidos cursos.

O Pibid é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES, cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. O Pibid do curso de Formação Pedagógica do Câmpus Sertão iniciou o desenvolvimento das atividades no ano de 2014, nas Escolas Estaduais de Ensino Médio Ponche Verde (Sertão/RS) e Visconde do Araguaia (Coxilha/RS).

Sendo um programa de iniciação à docência, os alunos do curso de Formação Pedagógica são inseridos no cotidiano de escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, quais buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com o Coordenador do Programa PIBID do curso de Formação Pedagógica, professor Marcos Antonio de Oliveira, o Pibid é uma proposta que tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e, consequentemente, o avanço nas práticas e nos processos educativos. "Nessa perspectiva, a proposta de 2014 apresenta um novo foco, a preocupação em qualificar nosso aluno, melhorar o processo de formação e fazer com que ele conheça esse espaço de inserção profissional, que é a escola, e se interesse por ele", pontua.

Galeria

Atividades do Pibid nas escolas Atividades do Pibid nas escolas

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003