Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Encontro reúne diretores de escolas agrícolas do Estado no Câmpus Sertão

O encontro teve a participação de seis coordenadorias regionais de educação e representantes de 13 escolas agrícolas do estado

A equipe do departamento de Extensão e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional do Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) promoveram um diálogo informativo com seis coordenadorias regionais de educação e representantes de 13 escolas agrícolas do estado na sexta-feira, dia 7/11. Participaram, também, docentes, técnicos administrativos e alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas e de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional.

O encontro teve início pela manhã com a abertura realizada pelo diretor-geral Lenir Antonio Hannecker. Hannecker destacou a importância do encontro e do estabelecimento de parcerias para a socialização de ideias e projetos que possam desenvolver e melhorar o ensino. "Somos parceiros nessa causa", reiterou.

De acordo com o diretor de Extensão, Marcos Antonio de Oliveira, o objetivo do evento foi estabelecer um diálogo com a SEDUC. A pauta, primeiramente, foi o estágio dos alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas (Lica) e de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional do Câmpus. Como são cursos da área da licenciatura, o estágio de docência deve ocorrer em instituições de ensino da região. Os alunos do curso de Lica só podem realizar estágio no próprio câmpus ou em escolas agrícolas estaduais. Sendo alto o número de alunos do curso de Formação Pedagógica que são oriundos da área agrícola, a situação é a mesma. "Acreditamos, ainda, que parte dos próprios professores das escolas agrícolas estaduais possam se interessar pelos nossos cursos, tanto o de licenciatura, quanto o de Formação Pedagógica, como também o nosso primeiro curso de especialização lato sensu em Teorias e Metodologias da Educação", aponta Oliveira.

Assim, o encontro foi organizado para que houvesse espaço para a apresentação dos cursos. O trabalho de construção de um almanaque das profissões baseado em informações regionais, feito pelo PIBID do curso de Formação Pedagógica, foi exposto e, em seguida, a coordenadora do curso Ana Sara Castaman fez a apresentação do curso. A coordenadora do curso de especialização em Teorias e Metodologias da Educação, Alexandra Ferronato Beatrici também expôs as informações sobre o curso. Após houve a apresentação do curso Lica, feita pela coordenadora Leila Iabel e a troca de informações sobre regulamentos disciplinares e metodologia de trabalho do departamento de Assistência Estudantil do Câmpus. Um diálogo com os representantes das escolas sobre as suas demandas específicas encerrou a reunião. No final do dia, os participantes realizaram uma visitação à estrutura física do Câmpus.

 

Galeria

A abertura foi feita pelo diretor-geral do Câmpus, Lenir Antonio Hannecker Diretor do departamento de Extensão do Câmpus, Marcos Antonio de Oliveira Trabalho desenvolvido pelo PIBID do curso de Formação Pedagógica

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003