Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto de Extensão do Câmpus Sertão participa da Rede de Expressão em Porto Alegre

Stand do Projeto: Tays Zanolla, Lis Ângela De Bortoli, Érica Luiza de Oliveira

Ocorreu na capital gaúcha, de 11 a 12 de novembro, a Rede de Expressão - exposição de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento aconteceu juntamente com a 38ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) que reuniu mais de 650 dirigentes de instituições. O IFRS foi um dos organizadores do evento, juntamente com os institutos federais Sul-rio-grandense (IFSul) e Farroupilha (IFFarroupilha).

Durante a Rede de Expressão, cerca de cem estudantes das instituições organizadoras do evento (IFFarroupilha, IFSul e IFRS) tiveram a oportunidade de divulgar a produção científica, tecnológica e de inovação das instituições federais de ensino gaúchas. O objetivo é oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e resultados de projetos. No total, foram 42 trabalhos, apresentados em duplas, sendo 13 trabalhos selecionados de cada Instituto, e um de cada Escola Técnica Vinculada, totalizando 39 trabalhos distribuídos entre os câmpus dos Institutos Federais e três trabalhos apresentados pelas Escolas Técnicas Vinculadas.

Representou o Câmpus Sertão no evento o projeto de extensão "Ações de Conscientização Sobre Lixo Eletrônico no IFRS, do Câmpus Sertão", coordenado pela Profª Lis Ângela De Bortoli. A escolha foi realizada em reunião com a presença dos Coordenadores de Pesquisa, Extensão e Ensino, principalmente por ser o projeto que contempla as três áreas dimensionadas. As bolsistas Érica Luiza de Oliveira e Tays Zanolla, acadêmicas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participaram expondo o trabalho realizado. O projeto tem o objetivo principal de conscientizar a comunidade sobre o lixo eletrônico produzido e a importância de um destino adequado para estes equipamentos. Além disso, o projeto visa realizar trabalho interdisciplinar entre as áreas ambiental e informática, aproveitar os equipamentos descartados pela comunidade nas aulas dos cursos de informática do câmpus, contribuindo assim para o processo de ensino-aprendizagem, pesquisar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, criar artefatos com lixo eletrônico (meta-arte), promover mutirões de coleta do lixo eletrônico para dar a destinação adequada, planejar atividades extensionistas de aproveitamento do lixo eletrônico, através de doações, trocas, etc. para entidades carentes.

No final do evento todos os alunos participantes receberam de presente um Tablet.

Galeria

Visão geral dos participantes da Rede Expressão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003