Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunas do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio debatem sobre o Dia Internacional da Mulher

Atividade sobre o Dia Internacional da Mulher com as alunas do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do Câmpus

O Dia Internacional da Mulher não pode ser reconhecido apenas como um dia de dar flores, bombons, presentes e felicitações às mulheres. A data tem um significado que vai muito além do comercial. E foi com este propósito que o Departamento de Assistência ao Educando (DAE) promoveu na manhã de sexta-feira (13) um momento de diálogo e reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher com as alunas do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do Câmpus. A atividade aconteceu no auditório da instituição, às 10h30min, e foi coordenada pela assistente social Vanessa Neckel, pela psicóloga Gabriele Albuquerque Silva e pela assistente de alunos Naiara Migon.

Uma dinâmica foi proposta para as alunas, que deviam retirar um panfleto aleatório para posteriormente comentá-lo no grupo, concordando ou discordando do texto. Os panfletos motivaram discussões sobre os padrões de beleza e de comportamento impostos pela sociedade.

Antes da dinâmica, a origem da data foi lembrada pelas organizadoras da atividade. A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi instituída década de 60, mas a luta das mulheres para conquistar seus direitos na sociedade começou muito antes. No dia 25 de março de 1911 houve um incêndio em uma fábrica de tecidos em Nova York, às cinco horas da tarde, e vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens. As causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas da fábrica associadas ao agravante de que alguns proprietários de fábrica da época trancavam os funcionários na hora do expediente como forma de contenção de motins e greves. No momento em que a fábrica pegou fogo, as portas estavam trancadas.

Embora esteja atribuído a esse incêndio, o dia 8 de março não é decorrente somente deste episódio. Um ano antes, em 1910, ocorria o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, apoiado pela Internacional Comunista, na cidade de Copenhague. Neste congresso já havia sido discutida a criação de uma data específica para refletir sobre a posição e as lutas das mulheres.

Várias manifestações passaram a ocorrer em diversos países naquele período. A maioria dos movimentos reivindicava melhorias nas condições de trabalho nas fábricas e, por conseguinte, a concessão de direitos trabalhistas e eleitorais para as mulheres.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003