Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

NAPNE do Câmpus Sertão realiza atividade inclusiva

Atividade inclusiva promovida pelo NAPNE do Câmpus Sertão

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) promoveu sua primeira ação neste ano letivo na tarde de 27 de março dando início ao Ciclo de Estudos sobre a Docência da Educação Profissional no IFRS - Câmpus Sertão.

As atividades aconteceram em três etapas. Inicialmente, no auditório José Leocyr Dornelles Minussi, a coordenadora do NAPNE, Naiara Migon e a vice-coordenadora, Gabriele Albuquerque, apresentaram as ações do NAPNE em 2014, enfatizando os alunos atendidos e as pretensões para 2015. Também foram especificadas as dificuldades enfrentadas pelo Núcleo no ano passado e as preocupações com as demandas que se apresentaram até o momento para o ano de 2015. As explanações tiveram a colaboração das servidoras Ivone Taderka e Marilize Barriquello.

No segundo momento da atividade, a aluna Lucia Scariot, deficiente visual, residente em Tapejara/RS, relatou sua trajetória acadêmica, falou das dificuldades encontradas e dos obstáculos enfrentados até a conclusão do ensino médio. Lúcia, trouxe diversos materiais e relatou sobre alguns métodos utilizados para que todos vivenciassem essa experiência. Para compreenderem as dificuldades do dia-a-dia de um deficiente visual, um grupo de participantes as vivenciou com a utilização de vendas nos olhos.

Na sequência, os servidores foram encaminhados ao Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo para conhecer melhor o projeto que está vinculado ao NAPNE e acompanharam duas sessões que estavam sendo feitas por praticantes da APAE de Getúlio Vargas. A equipe de profissionais da APAE de Getúlio Vargas, que conduziou as sessões, foi expondo as situações vivenciadas pelos praticantes e, ao mesmo tempo, oportunizando a todos os avanços de cada praticante, de acordo com a sua patologia.

O Coordenador do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, professor Marcos Antonio de Oliveira, relatou aos presentes sobre a trajetória da criação do Centro até os dias atuais, relatando sobre os convênios existentes, o quantitativo de atendimentos semanal, os novos convênios em andamento, o grupo de professores e alunos envolvidos no projeto, encerrando com a apresentação de todos os animais envolvidos nas atividades.

O NAPNE desenvolve ações de implementação das políticas inclusivas, tendo como objetivo principal disseminar na instituição práticas de inclusão, educação para a convivência, aceitação da diversidade, por meio da quebra de barreiras educacionais, atitudinais e arquitetônicas.

 

 

Galeria

Atividade inclusiva promovida pelo NAPNE do Câmpus Sertão Atividade inclusiva promovida pelo NAPNE do Câmpus Sertão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003