Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Professora do Campus tem projeto aprovado pelo CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou um projeto de extensão na área de reciclagem do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A autoria é da professora Maria Tereza Bolzon Soster. Com o título "Nós somos os catadores, recicladores e ecólogos", o projeto concorreu ao edital 29-2009 - Inclusão Social, com o tema 1: Catadores de Materiais Recicláveis.

 

A aprovação pelo CNPq garante auxílio financeiro de capital e custeio, e mais, recursos para duas bolsas para alunos do curso técnico, no valor de R$ 300,00, com duração de 12 meses, mas que foi recomendado para ter continuidade pelo Comitê Julgador do CNPq por mais tempo, prevendo outro orçamento, ajustes e complementos.

 

O projeto chama à responsabilidade, toda a comunidade, destinando nossos próprios "lixos", representados por embalagens PET e UHT (garrafas plásticas de refrigerantes e embalagens de sucos, leites, etc...), para um reaproveitamento, utilizando-os como suporte para a produção de mudas de plantas nativas e transmitindo a ideia de que a reciclagem deve começar em casa, nos círculos de convivência.

 

Para o processo de reciclagem, a comunidade trocará 10 embalagens recicláveis por uma muda de planta. "Além de estarmos reciclando, estamos dissipando mudas de plantas nativas, promovendo o reflorestamento e a consciência ecológica", comenta a professora coordenadora do projeto.

 

Maria Tereza ocupa o cargo de professora desde outubro de 2009. "Julgo a aprovação importante tanto para mim, por ser meu primeiro projeto como coordenadora, quanto para a instituição, visto que nessa modalidade, apenas esse projeto era oriundo de um Instituto Federal, sendo que os demais aprovados, eram de instituições Universitárias, o que, demonstra que não temos nenhum demérito em relação a isso, pelo contrário, desafia e estimula a lutar por mais recursos e mais projetos", comenta.

 

O projeto prevê, também, a realização de oficinas com cursos de reciclagens e educação ambiental, eventos e cursos, e a participação multidisciplinar de outros professores, pesquisadores e demais interessados.

 

Para 2010, mesmo tendo esse projeto aprovado e com expectativa da extensão dos prazos, a professora já tem em mente outros editais, e prêmios, inclusive dar continuidade a um projeto que iniciou no Campus Bento Gonçalves enquanto professora substituta, sobre Audiolivro.

 

 

 

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003