Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Cooperativas e EMATER se reúnem no Câmpus para debaterem chamada pública de aquisição de alimentos

Cooperativas e EMATER se reúnem no Câmpus Sertão para debaterem chamada pública de aquisição de alimentos

No dia 20 de maio, as cooperativas Coopraf de Getúlio Vargas, Cooptar, Coonalter, CECAF, Coopacel, Coopervita e Cooperativa Extremo Norte e extensionistas da EMATER se reuniram no Câmpus Sertão do IFRS para debaterem sobre a Chamada Pública SAF/ATER 04/2014 - Gestão Nutre Brasil. A reunião foi uma promoção da EMATER/RS e Ascar através da Unidades de Cooperativismo de Santa Rosa, Frederico Westphalen e Erechim.

As cooperativas da agricultura familiar que participaram da reunião são da região de abrangência de Passo Fundo, Erechim, Frederico Westphalen e Santa Rosa e durante a reunião fizeram a divulgação de seus produtos, identificaram possibilidades de comercialização e avaliaram possibilidades de parcerias estratégicas com outras cooperativas a fim de comercializar para o IFRS bem como no mercado do PNAE no município de Passo Fundo.

A partir de 2014 o IFRS - Câmpus Sertão passou a utilizar o recurso do FNDE para a compra de alimentos da agricultura familiar via cooperativas locais através de Chamada Pública. Foi a primeira experiência do IFRS no Estado, que após, foi implementada pelo Câmpus Ibirubá e atualmente está sendo espraiada e discutida para que todos os câmpus passem a utilizar-se dos recursos do FNDE para a aquisição de alimentos através do PNAE.

A Técnica responsável Angélica Albrecht explicitou os objetivos da Chamada em Cooperativismo SAF/ATER 04/2012 ressaltando as atividades desenvolvidas com as cooperativas beneficiárias a fim contemplar a demanda por alimentos nos mercados institucionais. Segundo ela, "a inserção das cooperativas na comercialização para os mercados institucionais constitui-se em uma estratégia de fortalecimento da agricultura familiar e, um dos grandes desafios que temos, enquanto extensão rural, é motivar e implementar ações conjuntas com os demais pilares da sociedade a fim de legitimarmos os aspectos operacionais dos Programas e, com isso, promover o desenvolvimento socioeconômico regional".

De acordo com Cleunir Augusto Paris, Extensionista da Equipe de Cooperativismo da EMATER Erechim "a partir da consolidação da articulação das cooperativas locais visualiza-se a necessidade de motivar um processo de articulação interregional buscando a inserção nos mercados potenciais dos Institutos Federais de maneira conjugada com as Entidades Executoras municipais e estaduais. Processo que desprenderá a construção de estratégias de intercooperação, pois é notável que a busca pelo atendimento pleno da demanda do PNAE exige cooperação, dinamização das capacidades gerenciais e complementariedade de infraestruturas, produtos e serviços".

A Emater/RS, desde 2013, executa uma Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA com o objetivo de qualificar a gestão das cooperativas e inseri-las na comercialização para o PNAE e outros mercados.

O Diretor de Administração e Planejamento do Câmpus Sertão, Darlei Ceconello, considera "de grande importância o evento realizado junto ao Câmpus Sertão no dia 20 de maio, pois é através da discussão, da constante reavaliação e replanejamento das atividades que poderemos ir aprimorando o processo de compras da agricultura familiar".

Segundo ele, "ouvir todos os atores envolvidos, desde os produtores, passando pela organização dos mesmos através das cooperativas e centrais de comercialização, a assessoria da EMATER do RS, bem como os setores envolvidos no Instituto Federal do RS - Câmpus Sertão, traz à tona vários elementos de avaliação e de possibilidades que podem ser trabalhadas durante o ano. Trabalhamos com recursos públicos e buscamos sempre otimizar o uso dos recursos em prol do atendimento das necessidades de nossos alunos. A aquisição de produtos da agricultura familiar tem se mostrado uma experiência exitosa, pois os alimentos fornecidos são de boa qualidade e por isso a aceitação dos estudantes consumidores é muito boa".

"Esperamos continuar com este sistema de aquisição, bem como, na medida do possível, alocar mais recursos para a compra direta da agricultura familiar, pois isso incentiva a produção regional através da movimentação destes recursos junto aos produtores familiares, auxiliando-os na manutenção de suas atividades e na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais", comenta.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003