Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Sertão inaugura novo Centro Administrativo e Biblioteca

Fizeram o corte da fita inaugural da Biblioteca, a bibliotecária do Câmpus Sertão Marília Hirt, o Pró-Reitor de Ensino do IFRS Amilton de Moura Figueiredo e o diretor-geral do Câmpus Lenir Antonio Hannecker

Autoridades municipais e regionais estiveram no Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na quinta-feira, 28 de maio, para prestigiarem a inauguração do novo Centro Administrativo e Biblioteca. A solenidade aconteceu às 16 horas e também reuniu diretores de câmpus e Pró-Reitores do IFRS.

O primeiro ato da solenidade foi o corte da fita inaugural do pavimento da Biblioteca Mário Quintana. Fizeram o corte simbólico a bibliotecária do Câmpus Sertão Marília Hirt, o Pró-Reitor de Ensino do IFRS Amilton de Moura Figueiredo e o diretor-geral do Câmpus Lenir Antonio Hannecker. Em seguida, foi feito o corte da fita inaugural do Centro Administrativo. Foram convidados para o corte simbólico, além do diretor-geral do Câmpus, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS Osvaldo Casares Pinto e o Diretor de Administração e Planejamento do Câmpus Darlei Cecconello.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS Osvaldo Casares Pinto e o diretor-geral do Câmpus também fizeram o descerramento da placa inaugural do prédio que fica na entrada do terceiro pavimento no Centro Administrativo.

Prestigiaram a solenidade os diretores Eduardo Angonese Predebon (Câmpus Erechim), Migacir Trindade Duarte Flores (Câmpus Ibirubá), Fábio Marin (Câmpus Veranópolis), além do prefeito de Getúlio Vargas Pedro Paulo Prezzotto, da secretária de Educação de Sertão Andiara Cremonese Gobbo, do secretário municipal de Administração Pedro Gobbo, da secretária de Educação de Coxilha Débora França, de presidentes de entidades e representantes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Getúlio Vargas.

Todos foram convidados a participar de um momento solene no auditório do Centro Administrativo. A mesa de autoridades foi formada pelos Pró-Reitores Osvaldo Casares Pinto e Amilton de Moura Figueiredo, pelo diretor-geral do Câmpus, pelo secretário municipal de Administração Pedro Gobbo, pelo diretor de Administração e Planejamento do Câmpus Darlei Cecconello, pelo diretor de Ensino Josimar de Aparecido Vieira e pelo diretor de Desenvolvimento Institucional Carlos Alberto Imlau.

O chefe de gabinete do Câmpus Sertão, Silvar Antônio Botton, fez uma breve retomada do histórico da obra, cujo processo de tomada de preços foi aberto em 13 de agosto de 2012. A obra teve início em 17 de setembro de 2012. Em junho de 2014 houve o encerramento do contrato em virtude de dificuldades financeiras da empresa vencedora do processo licitatório. Na época, cerca de 80% da obra estava concluída. Em 25 de novembro de 2014 houve novo processo licitatório para o término do prédio e o reinício dos trabalhos ocorreu em dezembro de 2014. A conclusão da obra aconteceu no mês de maio de 2015. O valor final investido foi de R$ 1.756.905,17.

Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Administração de Sertão Pedro Gobbo parabenizou o Câmpus pela inauguração e destacou que a Instituição tem expandido o nome do município, tornando-o conhecido no Estado e até no País.

Para o diretor-geral do Câmpus Sertão, Lenir Antonio Hannecker, muitas outras pessoas deveriam estar cortando a fita inaugural do prédio ou descerrando a placa. "Este Centro Administrativo e esta nova biblioteca só se tornaram realidade porque foram fruto do esforço de muitos. Acredito que a educação é uma soma de esforços e sua qualidade depende, em primeiro lugar, da capacitação dos servidores, e em segundo lugar de espaços físicos adequados", destacou.

A evolução e o desenvolvimento do IFRS foram destaque no pronunciamento do Pró-Reitor Osvaldo Casares Pinto. "Seis anos após se tornar câmpus de um Instituto Federal, o Câmpus Sertão tem quatros vezes mais alunos e está com um orçamento quatro vezes maior?, salientou. O Pró-Reitor também lembrou que o IFRS atingiu o conceito 4 (numa escala de 1 a 5) no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação. ?É uma nota muito boa se levarmos em consideração o tempo de criação e de existência do IFRS. Certamente é uma nota merecida pelo trabalho que todos os câmpus e a reitoria vêm desenvolvendo", comentou.

Após a solenidade, os presentes foram convidados a visitar e conhecer os três pavimentos do prédio inaugurado.

O novo prédio, com área de 1.408,54 m², comporta, no piso térreo, os setores de Infraestrutura, Patrimônio, Comunicação, Auditoria e Engenharia, além de salas de estudos individuais e coletivas da biblioteca, garagem e arquivo. No segundo piso, está instalada a biblioteca Mário Quintana. No terceiro e último pavimento funcionam os setores de recepção, de Gestão de Pessoas, de Compras e Licitações, de Contratos e Contabilidade, de Administração Orçamentária e Financeira de Desenvolvimento Institucional, de Administração e Planejamento, Gabinete e Sala do Diretor. O pavimento também comporta um auditório e uma sala de reuniões.

A construção do novo prédio possibilitou a readaptação do prédio central que agora abriga outros setores com espaço e infraestrutura adequados.

Galeria

Público reunido em frente à Biblioteca para o corte da fita inaugural Fizeram o corte simbólico da fita inaugural do Centro Administrativo, além do diretor-geral do Câmpus, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS Osvaldo Casares Pinto e o Diretor de Administração e Planejamento do Câmpus Darlei Cecconello O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS Osvaldo Casares Pinto e o diretor-geral do Câmpus também fizeram o descerramento da placa inaugural do Centro Administrativo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS Osvaldo Casares Pinto e o diretor-geral do Câmpus junto à placa inaugural do Centro Administrativo Mesa de autoridades Público presente na solenidade de inauguração Solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Secretário municipal de Administração de Sertão Pedro Gobbo Diretor-geral do Câmpus Lenir Antonio Hannecker Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS Osvaldo Casares Pinto Visitação à Biblioteca Mário Quintana Os convidados foram recepcionados com um coquetel após a solenidade e a visitação ao prédio

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003