Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Reunião do Projeto Xisto Agrícola da Petrobrás é realizada no Câmpus

Participantes e organizadores da reunião

Nos dias 25 e 26 de maio, o Câmpus Sertão sediou a reunião semestral do "Projeto Xisto Agrícola-Pesquisa e desenvolvimento do potencial do uso do Xisto e seus coprodutos na Agricultura", desenvolvido pela Petrobras. O projeto trata do desenvolvimento de novos insumos para a agricultura, especialmente fertilizantes, por meio do aproveitamento de subprodutos líquidos e sólidos do processamento do folhelho pirobetuminoso (xisto), efetuado pela Petrobras-SIX (Superintendência da Industrialização do Xisto), em São Mateus do Sul - PR, para extração de hidrocarbonetos e derivados.

A reunião foi coordenada pela equipe do Núcleo de Estudos de Solos e Máquinas Agrícolas (NESMA) do Câmpus Sertão, cujo coordenador é o professor David Peres da Rosa. Integram a equipe do NESMA que organizou a reunião, ainda, os bolsistas Caroline Ribeiro Xavier e Rodrigo Zeni, ambos acadêmicos do curso de Agronomia.

Nas reuniões do projeto são discutidos assuntos pertinentes ao uso de subprodutos e suas eficiências agronômicas. Tais pesquisas são realizadas em parcerias com instituições de diversas regiões do país, como a Embrapa Clima Temperado, a UFSM, a UTFPR, a UFPR e também o IFRS - Câmpus Sertão. O encontro foi composto por 18 pesquisadores de ambas as instituições, apresentando para a equipe gestora da Petrobras-SIX os dados resultantes dos trabalhos. O projeto já possui 15 anos e já resultou no patenteamento de um grande produto agrícola conhecido como Microxisto. Outro produto está em fase de desenvolvimento, denominado Água de Xisto.

A reunião aconteceu no período das 8h às 17h30min do dia 25 e maio e na manhã de 26 de maio. No último dia, foram feitas as considerações gerais e finais sobre as apresentações das pesquisas, logo após os participantes tiveram a oportunidade de saborear os produtos feitos pelo setor de Agroindústria do Câmpus, bem como, outras particularidades da região. Na oportunidade, os pesquisadores conheceram as instalações do Câmpus Sertão e se surpreenderam com o nível tecnológico dos laboratórios, surgindo solicitações de uso de alguns laboratórios para avaliações realizadas em pesquisas de doutorado e pós-doutorado da UTFPR e UFPR. Segundo o professor David da Rosa, a parceria gerará pesquisas de cooperação entra as instituições, envolvendo os docentes do Câmpus em programas renomados de pós-graduação.

O professor David salienta a importância da realização do evento no Câmpus "pela visibilidade e oportunidade de troca de experiências e conhecimentos, haja vista que a equipe foi convidada a participar desse projeto fechado pelos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na área de fertilidade, em especial uso de dosadores".

Galeria

Apresentações de trabalhos Momentos de debate Confraternização com produtos feitos na Agroindustria do Câmpus Sertao Trabalho realizado pelo NESMA no Câmpus Sertão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003