Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Grupo de Estudos sobre educação a questão indígena e o processo de inclusão

Terceiro encontro do Grupo de Estudos sobre educação

Um grupo de técnicos administrativos e professores do Câmpus tem se reunido mensalmente para dialogar e refletir sobre temáticas relacionadas à educação. Esses servidores integram o Grupo de Estudos sobre educação, criado em 24 de março de 2015 para debater questões educacionais pertinentes ao Câmpus. Para cada encontro são escolhidos os moderadores e os relatores que serão responsáveis por mobilizar, mediar e oportunizar as discussões sobre os diversos temas.

O grupo já se reuniu três vezes. No último encontro, realizado no dia 27 de maio, o tema abordado foi "Os indígenas e o processo de inclusão". A conversa foi mediada pelo servidor Rodrigo Ferronato Beatrici, Coordenador do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena - NEABI do Câmpus do Sertão, e relatada pela auditora Maríndia Zeni. Partindo de leitura prévia, o grupo discutiu o conceito de índio e a visão folclórica que muitos têm e sobre a possibilidade de compatibilização das visões de mundo do índio e do branco.

São sugestões de temas para os próximos encontros Olhares, saberes e práticas no trabalho com as diferenças na escola, Juventudes: conceitos e desafios, Estudos sobre os afro-descendentes na escola - Lei 11.645/2008, As diferentes estratégias de avaliação no processo de ensino-aprendizem, Inclusão de pessoas com deficiência: e agora? O que fazer?, Olhares para o PROEJA: estudo do documento base, Diferentes estratégias para superar as dificuldades de aprendizado, Boas práticas com projeto integrador, Metodologias e estratégias de integração no curso, Avaliação nos cursos superiores, Drogas e educação escolar, Sexo e sexualidade na escola, Disciplina e educação, Diversidade Cultural e Inclusão Social, Teorias da educação, Formação humana, Educação para a autonomia, Ensino-aprendizagem, Educação inclusiva, Métodos de ensino-aprendizagem, Evasão dos alunos que engessaram pelas cotas no E.S., Formação para atender a demanda de inclusão, Improvisação docente, Estamos cumprindo nosso papel de educadores?, O Câmpus Sertão preocupa-se com a formação cidadã de seus discentes?, Estamos preparados para o diferente? (ações afirmativas/educação inclusiva), Conhecemos o outro? (docente x técnico x aluno), e Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Galeria

Terceiro encontro do Grupo de Estudos sobre educação

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003