Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunos do curso de Agronomia participam de curso de fertilidade do solos

Nos dias 29 e 30 de maio os acadêmicos do curso de Agronomia participaram do curso "Nutrição mineral de plantas", ministrado pelo professor Eduardo Girotto. O curso é fruto da disciplina de Técnicas de Agricultura de Precisão, ministrada pelo Prof. David da Rosa.

Girotto é professor do IFRS - Câmpus Ibirubá e possui graduação em Agronomia, mestrado e doutorado em Ciência do Solo e pós-doutorado em Fertilidade do Solo e Adubação, todos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Durante o curso, foram abordados temas pertinentes à suplementação e ao fornecimento mineral às plantas cultivadas, sendo esta essencial para a construção de um sistema de produção eficiente. A disponibilidade de nutrientes deve estar sincronizada com o requerimento da cultura, em quantidade, forma e tempo.

O custo de fertilizantes foi um assunto contextualizado, pois é uma das bases da produção agrícola e fator que mantém a atividade.

O professor Girotto também falou sobre nutrição animal e enfatizou as funções fisiológicas dos macro nutrientes primários e secundários, formas de absorção pela planta, mecanismos, formas de aplicação, bem como deficiências e sintomas visuais que podem ser observados a campo e realizar a diagnose do problema.

Sobre o manejo e conservação do solo, o professor destacou que a construção do perfil do solo é dependente de sistemas conservacionistas e pode ser um grande aliado dos produtores na redução de fertilizantes e manutenção de altas produtividades.

Conforme o professor David, a turma participante agregou conhecimento técnico, científico e prático a partir das explanações do professor Eduardo Girotto. "O curso foi muito bem avaliado pelos participantes pela didática, temas abordados e conhecimento do profissional", comenta.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003