Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto de extensão do Câmpus mostra a importância da preservação de unidades de conservação

Trabalhos dos alunos

Neste mês de junho, teve início as atividades do projeto de extensão do Câmpus "Educação Ambiental em uma Unidade de Conservação (UC) - Conhecimento, informação e ações extensionistas sobre o Parque Natural Municipal de Sertão/RS", sob coordenação do professor Luiz Felipe B. Martins, com a participação das bolsistas Juliana Fatima Loss, Lariessa Olkoski, Letícia Timm e Luana Lima.

O projeto tem o objetivo de desenvolver trabalhos de educação e conscientização ambiental nas escolas estaduais e municipais do município de Sertão, utilizando-se de ferramentas lúdicas e visitas técnicas para desenvolver o senso crítico e despertar a sensibilidade dos participantes para a preservação da unidade de conservação.

Até o momento, foram realizados três encontros na Escola Municipal Linha Secco, com alunos da 1° a 5º série, durante o mês de junho. Em cada encontro foram realizadas apresentações sobre o Parque Natural Municipal de Sertão, sobre as espécies vegetais e animais existentes no local, como se deve cuidar do Parque e qual a importância do mesmo para o meio ambiente.

Foram desenvolvidas, ainda, dinâmicas ambientais com o objetivo de reconhecer os animais através de características listadas pelos participantes e atividades recreativas com o objetivo de compreender a importância de cada espécie para o equilíbrio do ecossistema. Durante os encontros, as turmas da 1ª, 2ª e 4ª séries confeccionaram um cartaz com o desenho de uma árvore, na qual foram coladas folhas, gravetos e frutos coletados no pátio na escola. Também foram colados desenhos de vegetais e animais, simbolizando a flora e a fauna existentes no Parque Natural Municipal de Sertão.

Os alunos assistiram ao vídeo "O Homem e as Florestas - Lute pela Preservação, Lute pela Vida", que discorre sobre das florestas e sua contribuição para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos. Após assistir ao vídeo, a turma da 5ª série, em duplas, escreveu e desenhou sobre o que entendeu a respeito do vídeo, o que resultou em trabalhos com desenhos e frases sobre a preservação do meio ambiente.

Galeria

Projeto é desenvolvido nas escolas municipais Alunos envolvidos no projeto O projeto tem o objetivo de desenvolver trabalhos de educação e conscientização ambiental nas escolas estaduais e municipais de Sertão O projeto tem o objetivo de desenvolver trabalhos de educação e conscientização ambiental nas escolas estaduais e municipais de Sertão O projeto tem o objetivo de desenvolver trabalhos de educação e conscientização ambiental nas escolas estaduais e municipais de Sertão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003