Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

XIX edição das Olimpíadas Especiais Estaduais das APAES tem início no Câmpus Sertão

Desfile de apresentação das macrorregionais

De 12 a 14 de julho o Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul sedia a XIX Olimpíada Estadual das APAES. São cerca de 500 participantes com deficiência intelectual e múltipla, de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, provenientes de cinco macrorregiões do RS, representando 55 municípios. Nos três dias de competição, os participantes disputarão dez modalidades esportivas, entre elas: Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Capoeira, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Futsal Masculino, Futebol Sete Masculino, Handebol Feminino e Bocha Adaptada.

A abertura oficial do evento aconteceu na noite de domingo (12/07), no ginásio de esportes do Câmpus. Foram convidados a compor a mesa de autoridades o diretor-geral do Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Lenir Antonio Hannecker, o presidente do 16º Conselho Regional das APAEs do Estado, João Carlos Andrades, o presidente da Federação das APAES do Estado Luiz Alberto Maioli, representante da Federação Nacional das APAES Claudio Pizzatto, a autodefensora das APAES do RS Pâmela Petry e o presidente da APAE de Getúlio Vargas Luiz Carlos Franklin da Silva.

Na cerimônia de abertura, as delegações das cinco macrorregionais foram apresentadas num desfile. Em seguida, o representante da Federação Nacional das APAES Claudio Pizzatto declarou aberta oficialmente a XIX das Olimpíadas Estaduais das APAES.

O diretor-geral do Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Lenir Antonio Hannecker falou da gratidão pela escolha da Instituição para sediar a XIX Olimpíada Estadual das APAES. "Nestes três dias de competição veremos uma grande confraternização e temos muito orgulho de participar desta história sediando o evento", comentou.

O presidente do 16º Conselho Regional das APAEs do Estado João Carlos Andrades pontuou que investir no esporte é investir na qualidade de vida e na melhoria da autoestima das pessoas com necessidades específicas.

Para o presidente da Federação das APAES do Estado Luiz Alberto Maioli a parceria com o Câmpus Sertão foi fundamental na realização da XIX Olimpíada Estadual das APAES. "Nas olimpíadas todo mundo é igual. O preconceito deixa de existir. Quem dera os participantes fossem tratados em seu dia a dia com o mesmo respeito que encontram aqui", destacou.

O representante da Federação Nacional das APAES Claudio Pizzatto ressaltou que as maiores conquistas das Olimpíadas são as amizades feitas nos momentos de integração. "Ao sediar este evento, o IFRS está provando que é possível fazer inclusão, sim", considerou.

A autodefensora das APAES do RS Pâmela Petry lembrou que todos os participantes são vencedores. "Estamos aqui mostrando que somos capazes. Todos podemos fazer aquilo que queremos e não dependemos da opinião de ninguém", disse, emocionando a todos.

A abertura oficial contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Estação e com a apresentação do vocal do CTG Tropeiros da Cultura do Câmpus Sertão que transformou a cerimônia em um fandango onde os participantes puderam se aquecer para as provas esportivas da manhã seguinte.

O Câmpus Sertão oferece além da infraestrutura esportiva (campo, ginásio e quadras) hospedagem e alimentação. Para realizar o evento, 50 professores e técnicos administrativo, sete alunos bolsistas e 11 alunos voluntários do Câmpus Sertão trabalham na recepção das macros, no auxílio à locomoção dos participantes, no refeitório auxiliando nas refeições, na organização das provas esportivas e na arbitragem.

De acordo com a coordenadora do NAPNE do Câmpus Sertão, Naiara Migon, o evento é um marco na Instituição. "É muito importante ver todos se envolvendo na atividade de organização e ver que a inclusão é possível. Este evento vai acabar com muitos preconceitos, pois convivendo com pessoas com necessidades específicas percebemos o quanto eles são capazes e o quanto precisar superar limites diariamente", comentou.

A expectativa da comissão organizadora é que a chuva dê uma trégua para a realização das atividades esportivas de atletismo ao ar livre.

O evento é uma promoção e realização da Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul, do 16º Conselho Regional das APAEs do Rio Grande do Sul, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão. A organização das Olimpíadas no Câmpus está a cargo do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE.

 

As Olimpíadas

O movimento Apaeano conta com 2.143 APAES filiadas no Brasil, e em cada Estado uma Federação Estadual. No Rio Grande do Sul são 209 APAES que fazem um trabalho de destaque entre as instituições que oferecem um atendimento nas áreas de: Assistência Social, Cultura, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, com atividades para atender as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Federação das APAES do Estado do RS têm sua sede em Porto Alegre e é filiada na Federação Nacional das APAES do Brasil, com sede em Brasília.

As atividades desenvolvidas pelas APAES dentro da área de Esporte e Inclusão tiveram inicio em 1960 no Rio de Janeiro.

Em 1967 o Serviço de Educação Física passou a ser fator fundamental na integração social dos alunos, facilitando sua socialização e sendo incluído no currículo das Escolas das APAES.

Neste contexto, as Pessoas com Deficiências Intelectual e Múltipla atendidas nas instituições, passaram a praticar várias modalidades esportivas: basquete, handebol, futebol de salão e de campo, atletismo, ginástica, natação entre outras.

A primeira Olimpíada Nacional das APAES foi realizada em 1973, no Rio de Janeiro. A partir deste evento as Olimpíadas ficaram institucionalizadas no Estatuto das APAEs. Já foram realizadas 18 edições, sendo que a 1ª do Estado foi realizada em 1974 na cidade de Rio Grande.

A primeira etapa da XIX Olimpíada Especial das APAES iniciou com a realização das Macros Olimpíadas nas cidades de Osório, Lajeado, Passo Fundo e Alegrete

Galeria

Autoridades que participaram da cerimônia de abertura Entrada da autodefensora das APAES do RS Pâmela Petry Desfile de apresentação das macrorregionais Desfile de apresentação das macrorregionais Desfile de apresentação das macrorregionais Desfile de apresentação das macrorregionais Desfile de apresentação das macrorregionais Desfile de apresentação das macrorregionais Desfile de apresentação das macrorregionais O diretor-geral do Câmpus deu as boas vindas aos participantes Autoridades que compuseram a mesa de honra na cerimônia de abertura Público presente Presidente do 16º Conselho Regional das APAEs do Estado, João Carlos Andrades Presidente da Federação das APAES do Estado Luiz Alberto Maioli Representante da Federação Nacional das APAES Claudio Pizzatto Autodefensora das APAES do RS Pâmela Petry Apresentação da Orquestra Sinfônica de Estação A noite encerrou com um fandango animado pelo vocal do CTG Tropeiros da Cultura do Câmpus Sertão A noite encerrou com um fandango animado pelo vocal do CTG Tropeiros da Cultura do Câmpus Sertão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003