Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Meio Ambiente é tema de debate no Campus

O docente do Campus Luiz Carlos Damian Souto apresentou o tema e conduziu o debate

O docente Luiz Carlos Damian Souto do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul conduziu o 1º Encontro e Debate sobre Meio Ambiente da instituição, promovido pelo curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. O evento aconteceu na noite de terça-feira (02) e reuniu acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e de Tecnologia em Agronegócio, além de alunos do curso Técnico em Agroindústria.

 

Souto é Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina e abriu o encontro falando sobre o impacto da destruição da natureza para o planeta. "Estamos sempre trabalhando com as consequências dos atos ao invés de evitá-las", avaliou.

 

Em comparação a outros planetas, a terra é pequena, mas já está superlotada o que, segundo o docente, tem incidência direta na devastação do meio ambiente. "Nenhuma espécie se propaga ou se multiplica tanto sem desequilibrar o ecossistema e se tornar uma praga", apontou.

 

A longevidade também é um problema para o planeta, em sua opinião. "Quanto mais a humanidade vive, mais consome e mais polui", relacionou.

 

Para Souto a única forma de minimizar os danos ao meio ambiente é reeducar os seres humanos. "Estamos tratando a natureza como se fosse uma máquina, ao melhorarmos o solo, desviarmos cursos de rios, entre outros tantos exemplos. Temos que estar conscientes das responsabilidades que temos com o futuro. O que fizermos hoje trará conseqüências para as próximas gerações" alertou.

 

Acadêmicos e estudantes que acompanharam a exposição do docente puderam fazer questionamentos e opinar sobre o assunto. Professores e técnicos administrativos do Campus também participaram do debate, comentando as colocações sob diferentes pontos de vista.

 

Conforme o coordenador do curso de Gestão Ambiental, Alvaro Valente Caçola, o objetivo do encontro foi integrar os novos alunos e os professores, despertando interesse para o tema, que é o foco do curso.

Galeria

Souto junto ao coordenador do curso de Gestão Ambiental, Alvaro Valente Caçola, no encerramento do evento Público presente

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003