Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunos e professores do Câmpus participam do 16º Fórum Internacional de Software Livre (FISL16)

Alunos e professores do ADS no FISL16

Alunos e professores do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Câmpus Sertão participaram entre os dias 9 e 11 de junho do 16º Fórum Internacional de Software Livre (FISL16), no centro de eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre.

Com 16 anos de história, o Fórum Internacional Software Livre é considerado o mais significativo encontro de comunidades desta área na América Latina. É o resultado do trabalho, da colaboração e do envolvimento de milhares de pessoas que acreditam nas soluções tecnológicas e educacionais livres e na força de uma comunidade atuante em todo o mundo.

Na ocasião, o professor de informática Douglas Alexandre Gomes da Silva proferiu a palestra "Hacking Education - A metodologia ensino-aprendizagem deve ser Hackeada". Com a frase "O atual sistema educacional mata a criatividade" (Ken Robinson), Douglas abriu a sua palestra trazendo a problemática do atual modelo de ensino, onde o aluno é tratado como um produto industrializado, submetido a um processo de repetição estabelecido pela escola e pelo professor. Segundo Douglas, a metodologia ensino-aprendizagem deve passar por um processo de "Hacking" (explorar os limites do que é possível, incentivando a criatividade e o interesse do aluno). "Aluno e professor devem estabelecer um modelo para sala de aula, onde o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a mediar a busca do aluno por conhecimento, e o aluno, por sua vez, deixa de ser totalmente passivo com relação ao conteúdo e busca por si só a melhor forma para seu aprendizado", destacou Douglas.

Galeria

Prof. Douglas Alexandre

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003