Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

CNPq convida docente do Campus para integrar banco de dados de consultores internacionais

A docente Maria Tereza Bolzon Soster, do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, foi convidada pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, a participar do banco de dados de consultores "ad hoc" do Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnología para El Desarrollo (CYTED).

 

O banco de dados foi implementado em 2005 para dar suporte ao processo de avaliação dos editais do Programa CYTED, visando à análise de propostas submetidas às áreas temáticas.

 

O CYTED foi criado em 1984, por iniciativa do Governo da Espanha, tendo sido implementado por meio do chamado "Acordo Marco", onde 21 países ibero-americanos decidiram pela criação de um programa multilateral para fomentar a cooperação científico-tecnológico, voltada à inovação.

 

De maneira descentralizada, o programa se estrutura em dois eixos: o institucional e o funcional. O institucional se compõe dos organismos responsáveis pela política científica e tecnológica dos 21 países participantes, designados como organismos signatários do Programa pelos respectivos governos nacionais. No Brasil o organismo signatário é o CNPq.

 

O eixo funcional se compõe dos grupos de P&D, Universidades e Institutos de Pesquisa e Centros de P&D de empresas inovadoras dos países signatários que participam segundo distintas modalidades: Redes Temáticas, Projetos de Pesquisa e Projetos de Inovação.

 

Desde 2005 o Programa CYTED está organizado em sete áreas temáticas: Saúde; Agroalimentação; Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Globais e Ecossistemas; Promoção do Desenvolvimento Industrial; Tecnologias da Informação e Telecomunicações; Ciência e Sociedade; e Energia. Cada área temática apresenta um Comitê Gestor que define as atividades científica e tecnológica prioritárias no âmbito ibero-americano.

 

Segundo a docente Maria Tereza Bolzon Soster, o convite é muito relevante para um pesquisador, pois reafirma a responsabilidade social dos doutores perante a comunidade internacional. "Para mim, além de honra, é um compromisso e reconhecimento", salienta.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003