Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Sertão conquista primeira medalha na história dos Jogos dos Institutos Federais (JIF)

O aluno Jônatas Vanin foi prata na modalidade lançamento de dardo masculino

Os Jogos dos Institutos Federais (JIF) deste ano foram abertos oficialmente na noite de quarta-feira, 11 de novembro de 2015, em Goiânia. O IFRS está sendo representado por uma comitiva com 28 estudantes e professores e um aluno já conquistou medalha: Jônatas Vanin, do Campus Sertão, foi prata na modalidade lançamento de dardo masculino. O evento ocorre até 15 de novembro de 2015.

 

Abertura

Na solenidade de abertura, os estudantes atletas e várias autoridades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica juntaram-se para enaltecer o esporte e sua importância na formação integral dos alunos. "O esporte é uma forma de nos ajudar a construir valores, como respeito e solidariedade", disse o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, anfitrião dos jogos junto com o reitor do IFGoiano, Vicente Pereira de Almeida. Jerônimo convocou os atletas para fazer do JIF "uma grande jogada" e disse que todos os participantes, independentemente dos resultados, são vencedores, por terem participado das disputas.

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, foi representado na abertura do JIF 2015 pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres, que conclamou os atletas a buscar a superação. Segundo disse, os jogos fazem parte da formação dos estudantes da Rede Federal.

Também saudaram os atletas e falaram da importância do JIF o coordenador-geral dos jogos, professor Alcyr Alves Viana Neto; o reitor do IFGoiano, Vicente Pereira de Almeida; o vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Marcelo Bender Machado; e o professor Roberto Gil, representante da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal do Conif. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades do governo do Estado de Goiás e do município de Goiânia, além de reitores, pró-reitores e diretores de câmpus do IFG e de outros Institutos Federais.

 

Atleta paralímpica

Cerca de 1,2 mil atletas participam da disputa nacional entre equipes que foram vencedoras das etapas regionais dos jogos. Bastante animadas, as delegações vivenciaram emoções diferentes durante a solenidade de abertura. Todas vibraram com o desfile da tocha olímpica, feito pelo judoca Guilherme Araújo Silva, do IFG, e se emocionaram ao fazer o juramento do atleta, comandado por Karina Borges de Souza, do IFGoiano.

Também foi forte a emoção provocada pelas palavras da atleta paralímpica, Jane Karla, medalha de ouro no tiro com arco nas Paralimpíadas de Toronto. Jane contou que teve de superar muitas dificuldades, mas que aos 28 anos descobriu as possibilidades do esporte. Foi atleta de tênis de mesa, ficando em 3º lugar no mundial da modalidade. Enfrentou um câncer de mama e não desistiu; buscou outra modalidade esportiva e chegou ao lugar mais alto do pódio.

 

Com informações da Comunicação do IFG

Galeria

O aluno Jônatas Vanin foi prata na modalidade lançamento de dardo masculino O aluno Jônatas Vanin foi prata na modalidade lançamento de dardo masculino

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003