Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Os desafios da triticultura brasileira foram tema de palestra com o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Rocca da Cunha no Campus

Palestra com o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Rocca da Cunha

O projeto de ensino "Clube das Culturas de Inverno" do Campus Sertão, sob a coordenação da professora Noryam Bervian Bispo, promoveu nesta na tarde de quinta-feira, dia 26/11, a palestra "Os grandes desafios da triticultura brasileira: científicos/tecnológicos, políticos e econômicos", com o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Rocca da Cunha.

Participaram da palestra alunos de todos os cursos e servidores do Campus.

De acordo com a professora coordenadora do Clube das Culturas de Inverno, Noryam Bervian Bispo, o trigo é uma das culturas mais antigas cultivadas pelo homem e tem importância crucial na alimentação mundial.

Na palestra, foi exposto que a compreensão das bases históricas, econômicas e políticas da cultura no Brasil é ponto chave para o entendimento da situação atual da triticultura brasileira. "Já avançamos bastante em termos de produtividade, mas ainda temos bastante a avançar, principalmente no que diz respeito à qualidade do produto brasileiro", comenta a professora.

Segundo o pesquisador Gilberto Cunha, o grande desafio do Brasil é produzir trigo para o mercado internacional, para garantir a eficiência do nosso produto. "O Brasil não é autossuficiente em trigo, e depende anualmente de importações para abastecer o mercado interno", informa.

Conforme Cunha, só no Rio Grande do Sul são em torno de quatro milhões de hectares ociosos no inverno que poderiam contribuir para aumentar a produção de trigo no Brasil. "Para garantir a eficiência na produção e liquidez de mercado, o produtor precisa planejar rigorosamente a lavoura, adotar práticas de manejo adequadas e buscar cultivares modernas, com resistência às principais doenças que acometem a cultura, principalmente as de espiga que vem prejudicando os triticultores nos últimos anos", explica.

Galeria

Palestra com o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Rocca da Cunha Palestra com o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Rocca da Cunha Palestra com o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Rocca da Cunha

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003